Em SP, PP recebe Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa

19/12/2022

As etapas que compuseram o Plano foram desenvolvidas em várias fases durante o ano.

Em evento realizado na capital do Estado, no Teatro Sérgio Cardoso, neste sábado (17/12), a Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente (Secult), que foi representada pelo professor Denílson Biguete, recebeu o Plano Municipal de Desenvolvimento em Economia Criativa - Cidade Criativa da Música do projeto Cria-SP, que foi desenvolvido em várias etapas durante o ano por meio de um projeto entre a Secult, a Secretaria de Cultura de Economia Criativa do Estado e a APPA (Associação Amigos da Arte).

Criado em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Cria-SP é uma iniciativa de estímulo aos municípios do Estado para adoção de políticas públicas locais que posicionem a cultura e a criatividade no centro das estratégias de desenvolvimento urbano e sustentável. Além de Prudente, mais nove municípios receberam a mentoria: Bauru, Cubatão, Itanhaém, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, São Caetano do Sul, São Luiz do Paraitinga e Sertãozinho.

De acordo com o secretário da Secult, Yuri Reis, que foi representado por Denílson Biguete, o Plano é resultado de uma política pública realizada de forma colaborativa, com mentoria especializada e participação efetiva da gestão municipal, academia, músicos locais, classe artística, empresas locais e comunidade.

“Durante o ano, foram realizados eventos, reuniões, mobilizações locais do setor criativo com foco na música e compartilhamento de dados para compor o processo de participação do município no programa Cria-SP. Todo esse processo precede uma possível candidatura de Prudente no Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Os Planos passarão por uma comissão nacional, definida pelo Governo Federal, antes de serem encaminhados para análise da UNESCO, em Paris”, comentou o secretário.

Destacamos a participação efetiva da cidade de Presidente Prudente neste processo e o cumprimento das seguintes etapas:

- 16 de Setembro de 2022 - Lançamento do Programa Cria SP;

 “Presidente Prudente - Cidade Criativa da Música”;

- 19 de Setembro de 2022 - I Workshop - Programa Cria SP;

 “Presidente Prudente – Cidade Criativa da Música”;

- 17 de Outubro de 2022 - II Workshop - Planejamento Participativo;

 “Propósito e Visão do Futuro – Objetivos Estratégicos”;

- 07 de Novembro de 2022 - III Workshop - Planejamento Participativo;

 Temas: Plano de Ações, Recursos, Indicadores, Instrumentos de Gestão do Plano Estratégico de Desenvolvimento;

- 06 de Dezembro de 2022 - Evento de Encerramento das Etapas Municipais.

 

Para a Secult, participar do Cria-SP foi um grande estímulo e um desafio para cidade de Presidente Prudente. Um importante processo de reflexão e construção coletiva de políticas locais sobre a cultura, a música, a economia criativa e seu papel no desenvolvimento de nossa cidade.

 

A cidade de Presidente Prudente reconhece a importância da missão de estimular a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável econômico, social, cultural e ambiental.

 

O Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa de Presidente Prudente já está disponível no site do Amigos da Arte.

 

 

 

Foto: Cedida