Em São Paulo, secretárias municipais de PP pleiteiam centro de referência para autismo

03/06/2022

 

O objetivo inicial é atender os 250 alunos autistas da rede municipal de ensino e seus familiares e, posteriormente, estender a assistência a toda população autista, inclusive os adultos.

A equipe da Prefeitura de Presidente Prudente, composta pelas secretárias Municipais de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, de Saúde (Sesau), Márcia Lima Dantas, e pelas assessoras de secretaria da Educação (Seduc), Francisca Chagas, e da SAS, Elô Teixeira, viajaram a São Paulo para pleitear um centro de referência especializado no transtorno do espectro autista (TEA), onde foram recebidas pelo deputado federal Roberto de Lucena. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (03/06).

De acordo com Francisca Chagas, o objetivo inicial é atender os 250 alunos autistas da rede municipal de ensino e seus familiares e, posteriormente, estender a assistência a toda população autista, inclusive os adultos.

A secretária da SAS, Clélia Tomazini, explica que a iniciativa prevê um trabalho multidisciplinar entre as Secretarias de Educação, Assistência e Saúde, além de indiretamente, as demais secretarias, como Esporte, Cultura, Desenvolvimento Econômico, dentre outras.

O deputado se mostrou sensível à causa e afirmou que colaborará com que for possível. “É um modelo que não existe no Estado de São Paulo e, talvez, nem no Brasil. Precisamos começar por algum lugar. Quando encontramos a vontade, a capacidade técnica e a disposição num único lugar, somos encorajados. Estou muito encorado e comprometido com essa proposta. É um dos projetos mais humanos e extraordinários que recebi este ano, fico feliz que tenha vindo de Presidente Prudente. Vamos discutir no próximo orçamento e buscar alternativas para viabilizar a iniciativa. O Brasil precisa ter essa visão voltada aos que mais necessitam”, declarou Lucena.