Em pouco mais de um mês, Telessaúde presta 1.400 atendimentos à população
11/05/2020Em pouco mais de um mês, o Telessaúde, criado pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), já prestou 1.400 atendimentos à população de Presidente Prudente. Entre esses, 858 foram registrados via ligação e outros 542 por Whatsapp.
Um balanço detalhado evidencia que o Telessaúde, na maioria dos atendimentos via telefone, é procurado por mulheres, sendo 584 pessoas do sexo feminino e outras 274 do masculino. Já a idade média de quem liga é de 54 anos.
Ainda no balanço divulgado pelo Telessaúde, entre as condutas indicadas via telefone constam: 25 direcionamentos ao Centro Municipal de Triagem da Covid-19; 27 à UBS (Unidade Básica de Saúde); 45 à UPA (Unidade de Pronto Atendimento); 138 medidas de isolamento domiciliar; e outras 588 orientações em relação a vacinas, consultas, exames, receitas, entre outras.
Segundo a professora do curso de Enfermagem responsável pelo Telessaúde, Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, o número de ligações diminuiu e, atualmente, o serviço registra uma média de 15 ligações ao dia. “As pessoas estão mais controladas em relação à doença. Agora, as dúvidas mais frequentes são sobre sinais e sintomas que podem ser de Covid ou de outras doenças”, explica.
Dessa forma, ela pontua que quando são sinais e sintomas semelhantes aos do coronavírus, o munícipe quer saber se deve ir ou não à unidade de saúde. Já quando são dores no corpo e sintomas de outras doenças, as dúvidas mais frequentes é sobre como proceder, “pois muitas estão com receio de ir as unidades de saúde”.
Além de sintomas relacionados à Covid-19, Larissa conta também que o Telessaúde está apto para responder questionamentos em relação à dengue, incluindo orientações específicas, uma vez que a cidade já registra 3.005 casos da doença.
“Embora o número de ligações tenha diminuído, as pessoas se apoiam ao Telessaúde. Nem todas as pessoas que procuram pelo sistema de saúde ligam ao Telessaúde, mas muitas procuram saber e entender antes de irem à unidade. O serviço tem apoiado muito a população”, conclui.
Serviço – O Telessaúde pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: duvidascovid19@unoeste.br.