Em parceria com município, Unoeste inicia estudo da balneabilidade da água no Balneário
23/02/2022
Profissionais coletaram as primeiras amostras, que serão destinadas aos laboratórios de estudo para um monitoramento contínuo.
Visando recuperar a balneabilidade de um dos principais cartões-postais de Prudente, o Balneário da Amizade, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a equipe da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) estiveram reunidas nesta terça-feira (22/02) no local para darem início ao processo de monitoramento da qualidade da água. Os profissionais coletaram as primeiras amostras, que serão destinadas aos laboratórios de estudo para análise.
Segundo o professor e responsável pelo Departamento de Saneamento Básico da Unoeste, André Turin, o estudo envolve a participação dos acadêmicos dos cursos de biologia e de mestrado em meio ambiente, além do próprio Departamento de Saneamento. “O trabalho no Balneário será em conjunto, reunindo ensino, pesquisa e extensão para o monitoramento permanente da qualidade da água, que contribuirá para identificar eventuais lançamentos irregulares”, explica.
“O serviço será feito durante quatro semanas, com coletas em três pontos diferentes do rio. Iremos coletar amostras para verificar a qualidade da água e sua balneabilidade. Posteriormente, o objetivo é elaborar projetos e ações de aprofundamento para verificação e contenção das possíveis fontes de contaminação”, finaliza Turin.
A parceria entre prefeitura e Unoeste para retomar a balneabilidade do complexo turístico foi oficializada no fim de janeiro, durante solenidade de entrega de embarcações para a Secretaria de Turismo, doadas pela Polícia Militar Ambiental, com a presença do diretor geral da APEC, Augusto César de Oliveira Lima, e do prefeito Ed Thomas.