Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá ações no município para marcar data
01/04/2025
No âmbito da Seduc, toda a equipe escolar e os alunos serão convidados a comparecer à sala de aula vestindo roupas azuis, em referencia à conscientização. As escolas também trabalharão o tema, de formas variadas
Nesta terça-feira, dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Presidente Prudente realizará ações de conscientização promovidas pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
No âmbito da Seduc, toda a equipe escolar e os alunos serão convidados a comparecer à sala de aula vestindo roupas azuis, em referencia à conscientização. As escolas também trabalharão o tema, de formas variadas.
No dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Coordenadoria fará uma conscientização, onde todos poderão participar, a partir das 12h em frente à Clínica de Autismo Priority, na Avenida Manuel Goulart nº 773 (esquina com Djalma Dutra). No dia 12/04, a Coordenadoria realizará uma caminhada de conscientização onde todos estão convida1dos a participar.
A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, também está realizando cadastros para o lançamento do novo sistema de emissão das carteirinhas CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) e CIPPcD (Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência).
- Sobre a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e CIPPcD (Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência).
Com um processo moderno e unificado, agora, um único protocolo garante a emissão de três documentos essenciais: Carteira de Identificação da Pessoa com TEA ou PcD; Passe Livre no transporte público municipal; e Credencial de Estacionamento para vagas exclusivas.
Além disso, cada carteirinha contará com um QR Code exclusivo, contendo as informações mais importantes sobre os cuidados e necessidades individuais da pessoa identificada. Isso permitirá que profissionais da saúde, cuidadores, instituições e serviços públicos possam oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado.
As carteirinhas conterão com três níveis de suporte (1, 2 e 3), além da PCD, visando garantir agilidade e praticidade no acesso aos direitos. Para fazer a carteirinha, a pessoa pode procurar pessoalmente a coordenadoria ou pode fazer através do site da Prefeitura.
Entre os benefícios, estão a redução da burocracia, eliminando a necessidade de vários pedidos separados, atendimento mais inclusivo, garantindo suporte adequado em diferentes espaços, bem como a maior facilidade para familiares e cuidadores na identificação das necessidades específicas.