Conselho Curador se reúne para discutir ações de 2022 e planos para 2023
28/12/2022Cursos, eventos, novos espaços e reconhecimento regional, foram alguns dos assuntos debatidos pelos conselheiros.
O Conselho Curador da Inova Prudente esteve reunido nesta semana, para deliberar sobre assuntos pertinentes à atuação da Fundação. Na pauta, o Diretor Presidente da Fundação Inova, Diego Andreasi, apresentou os membros um resumo das ações realizadas pela Fundação ao longo de 2022.
O diretor presidente pontou sobre as seguintes ações: Realização de cursos, realização de eventos, Ambientes Paulistas de Inovação (API), Oficialização de uso infoInova; Realização do pregão da lanchonete; Arrecadação de Receitas: Planejamento de 2023: Reajuste de preços na locação de salas: Criação de lei de fomento de patrocínios para eventos; Reconhecimento regional:
As ações foram apresentadas ao Conselho Curador, que é um órgão colegiado formado por secretários municipais, representantes dos funcionários da Inova Prudente e sociedade civil. É o órgão máximo da instituição e é responsável por fiscalizar se as ações promovidas estão de acordo com os objetivos da Fundação. Além disso, é responsável por fiscalizar os trabalhos do Conselho Diretor.
Confira as principais ações apresentadas pelo Diretor Presidente da Fundação Inova, Diego Andreasi, ao Conselho Curador.
1) Realização de cursos: foram oferecidos ao longo do ano cerca de 30 cursos. Na ocasião, o diretor aproveitou para comentar sobre a intenção de realizar cursos de maior duração no ano de 2023, com duração acima de 30 dias;
2) Realização de eventos: dentre os inúmeros eventos realizados, destacam-se a realização do 1º Fórum do Ecossistema de Inovação do Oeste Paulista, que reuniu cerca de 600 pessoas no Campus II da Unoeste; 1º StartupOn, realizado no Coworking da Inova e que teve seus ingressos esgotados, 1º InovaDay – Feira de Ciências e Tecnologia, onde foram realizadas várias oficinas nos espaços da Inova para cerca de 250 estudantes da região, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que ofereceu palestras e exposições de produtos na Inova, tendo reunido 170 mulheres .
3) Ambientes Paulistas de Inovação (API): foi oficializado a inclusão da Inova junto ao grupo que reúne todos os ambientes de Inovação credenciados junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. A finalidade do grupo é discutir e fomentar boas práticas de ambientes de Inovação, realizando reuniões mensais entre seus membros.
4) Oficialização de uso do InfoInova: foi comunicado que a antiga planilha de locação de espaços foi substituída pelo atual sistema online chamado de InfoInova. Nele, os colaboradores envolvidos na preparação das salas possuirão logins específicos para o agendamento e acompanhamento das reservas.
5) Realização do pregão da lanchonete: o diretor comentou sobre os dois pregões realizados ao longo do ano. No primeiro, a empresa vencedora desistiu do certame no momento da assinatura do contrato. Já o segundo não houve interessados. Mediante essa situação, o diretor comentou que realizará um novo pregão para exploração do espaço no início de 2023 com um desconto de 50% no valor mensal para os doze primeiros meses como forma de incentivo aos participantes.
6) Arrecadação de Receitas: com relação aos valores arrecadados via locação de salas, inscrições de cursos e mensalidades do Coworking, foi apresentado um crescimento de 150% com relação as receitas de 2021, que já haviam crescido 123% em relação as despesas de 2020, totalizando um acumulado aproximado de 460% nesses dois últimos anos desde que a atual gestão assumiu suas atividades.
7) Planejamento de 2023: foi justificado o reajuste do prazo de entrega das três novas salas do Anexo C do Coworking e do Anfiteatro (primeiro semestre de 2023) e do FabLab (segundo semestre de 2023).
- Reajuste de preços na locação de salas: foi sugerido pelo diretor um reajuste no preço de locação de algumas das salas da Fundação, pois os atuais foram determinados em 2019. Os conselheiros aprovaram o reajuste, que deverá ser publicado em portaria no início de 2023.
- Criação de lei de fomento de patrocínios para eventos: foi detalhada aos conselheiros a necessidade de regulamentar uma lei que viabilize a arrecadação de patrocínios em dinheiro para eventos realizados na Fundação. No momento a Fundação não possui ficha orçamentária para essa arrecadação, que será utilizada em premiações de eventos diversos, como competições e torneios.
8) Reconhecimento regional: Por fim, o diretor Diego comentou sobre o reconhecimento de outras cidades que a Inova vem obtendo, tendo recebido várias autoridades públicas que realizaram visitas técnicas para conhecer seus programas e infraestrutura, com destaque para Três Lagoas/MS e Dourados/MS, que após a visitação, também abriram seus ambientes de Inovação em seus municípios.