Comissão para preservação da memória de 1932 divulga logomarca
03/06/2024Arte foi elaborada pelo jovem Lucas Disaró, que já havia criado layout das comendas
A Comissão Prudentina para a Preservação da Memória da Revolução Constitucionalista divulga sua logomarca para as ações do grupo, criado por meio do Decreto nº 35.280/2024.
De autoria do artista visual Lucas de Oliveira Onozato Disaró, a arte é permeada pelas cores de Presidente Prudente e do Estado de São Paulo: o vermelho, o preto e o branco.
Ao fundo, como uma guarda, as silhuetas de um Bandeirante, símbolo da formação da unidade federativa, e a de um Voluntário de 32, representando o corpo de integrantes do Batalhão Constitucionalista de Presidente Prudente.
Por fim, os números 3 e 2, respectivamente, foram preenchidos com parte das bandeiras do Estado de São Paulo e de Presidente Prudente, finalizando o significado da Comissão Prudentina.
“A criação da logomarca, além da identidade visual, também é importante para contextualização histórica e mostrar os símbolos para as novas gerações: as Bandeiras fazem parte de nossa história; os voluntários empunharam as próprias armas, vestiram os uniformes que eles mesmos confeccionaram; nossa cidade e todo o oeste paulista teve importante participação na Revolução de 1932”, explica o presidente da comissão, o tenente-coronel PM Luís Nelson Disaró, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior.
A Comissão Prudentina para a Preservação da Memória da Revolução Constitucionalista foi criada neste ano por meio do Decreto nº 35.280/2024, de autoria do prefeito Ed Thomas.
O objetivo é desenvolver ações com foco em resgatar e manter viva a memória do 9 de Julho, data de fundamental importância para o Estado de São Paulo. Dentre essas ações, está a organização do Desfile Cívico na manhã do dia 9 de julho e, ainda, definir os nomes dos homenageados com as comendas “Bravos Prudentinos”, “Coronel Miguel Brizola de Oliveira” e “Cruz de Camargo”.
A Portaria nº 006/2024 nomeou os membros: o tenente-coronel PM Luís Nelson Disaró; Iury Greghi, assistente de Redação da Secretaria Municipal de Comunicação; Alysson Vinícius, coordenador de fomento cultural da Secretaria de Cultura; Maycon Morano, diretor de comunicação institucional da Câmara Municipal; e o major da reserva da PM Vitor Bazzo, representante dos ex-combatentes e histórico defensor da memória constitucionalista.
Outra atividade da comissão é deliberar a escolha dos homenageados no ato do dia 9 de julho pela Lei Municipal nº 10.876, de 18 de maio de 2022, de autoria da Câmara Municipal de Presidente Prudente, que criou as Comendas da Revolução Constitucionalista de 1932. Aliás, os próprios layouts das medalhas foram elaborados pelo artista visual Lucas Disaró.