Cerca de 150 jovens participam de palestra com tema ‘Violência Digital’ na Inova
10/04/2019
O Governo Municipal, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Juventude e em parceria com as escolas estudais, realizou nesta quarta-feira (10/04), na Inova Prudente, o Projeto ‘#EducaçãoDigital’. O evento contou com a participação de mais de 150 alunos das escolas Miguel Omar Barreto e Maria Luiza Formozinho Ribeiro.
Na oportunidade, Renato Buranello, que é investigador da Polícia Civil em Presidente Venceslau, abordou o tema ‘Violência Digital’. Voltado aos jovens que vivem conectados, os assuntos tratados foram: ética e empatia, bullying e cyberbullying, stalking (perseguição persistente), revenge porn (vingança pornô), discurso de ódio, gaming disorder (desordem de games), segurança na web e pedofilia.
Segundo o coordenador da Juventude, Tiago Oliveira, atualmente, a violência digital é comumente vista, “pois as pessoas se respeitam pouco e a internet virou um mundo sem controle”. Ele explica ainda que o intuito da iniciativa foi levar mais conhecimento aos jovens que através da internet pode acontecer casos de violência que machuca a outra pessoa mesmo que ela esteja distante. “Em um momento como o que vivemos, é de suma importância trabalhar um tema tão necessário no meio jovem com um palestrante tão gabaritado como o Renato”, complementa.
Seguindo a mesma linha de raciocínio de Tiago, o investigador da Polícia Civil afirmou que é necessário disseminar uma cultura de paz no ambiente digital e conscientizar os jovens, que representam a maioria do público que utiliza a internet. “Isso para que não sejam vítimas de alguma situação e para que não sejam investigados ou até mesmo sofram algum tipo de dano pelo mau uso da internet”, salienta.
O investidor lembra que o encontro ocorreu para promoção da Semana Nacional do Combate ao Bulliyng, “elevando a ideia de uma cultura de paz nas redes sociais”. “A interação dos jovens foi algo surpreendente”, acrescenta.
Ainda segundo Renato, a educação digital não é uma realidade trabalhada dentro das escolas e alguns assuntos ainda têm certo tabu. “O que trazemos é uma inovação e demonstramos como o jovem devem se comportar de maneira ética e respeitar ao próximo no ambiente online”, concluiu. (Colaboração – Juliane Rígolo)