Campanha contra gripe é prorrogada até dia 30; VEM reforça grupos que não atingiram a meta
01/06/2020Após receber comunicado oficial do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (1°/06), a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informa que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Gripe, foi prorrogada e seguirá até dia 30 deste mês. Dessa forma, as doses permanecem disponíveis em 28 unidades de saúde de Presidente Prudente que contam com sala de vacinação.
Segundo o último balanço da campanha em Prudente, divulgado nessa quinta-feira (28/05), a quatro grupos ainda não atingiram os 90% de vacinação do público-alvo, que é a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. São eles: crianças de seis meses a menores de seis anos (49%), gestantes (42,5%), puérperas (51%) e adultos de 55 a 59 anos (34%).
Os munícipes que integram os demais grupos, não considerados elegíveis pelo Ministério da Saúde, também podem e devem procurar pelas unidades de saúde. São eles: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, professores, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, população privada de liberdade e os profissionais do sistema profissional.
Dessa forma, a VEM orienta que os pais e/ou responsáveis pelas crianças na faixa etária do grupo levem as mesmas para vacinarem e que os integrantes dos demais grupos também procurem pela unidade mais próxima da residência.
Cabe ressaltar que a vacina não protege contra a Covid-19. A dose protege contra os vírus influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B. Pelo fato de os sintomas de ambas as doenças serem semelhantes, a intenção de imunizar os grupos prioritários é de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde e auxiliar na exclusão de diagnósticos de coronavírus.
A dose visa ainda contribuir para redução das complicações, internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe entre as pessoas que integram os grupos prioritários.