Câmara manifesta pesar pelo falecimento de Adilson Apparecido Dias

31/12/2023

Os vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente manifestam pesar aos familiares e amigos pelo falecimento de Adilson Apparecido Dias, aos 83 anos.

Vice-prefeito de Presidente Prudente de 1992 a 1996, na gestão do então prefeito Agripino de Oliveira Lima, e tendo assumido em algumas ocasiões o cargo de chefe do Executivo como prefeito em exercício, Adilson Dias também recebeu o Título de Cidadão Prudentino no ano de 2015.

Além de vice-prefeito, também foi chefe de Gabinete do prefeito Benedito Aparecido Pereira do Lago (Professor Ditão); e chefe de Gabinete do prefeito Agripino Lima de 2004 a 2006, e também chefe de Gabinete do prefeito Carlos Roberto Biancardi.

Confira abaixo o histórico de Adilson Apparecido Dias:

Adilson Apparecido Dias nasceu na cidade de Palmital-SP no dia 2 de fevereiro de 1940. Filho de José Florêncio Dias e Laudelina de Mello Dias, caçula de 13 filhos, realizou seus primeiros estudos no Grupo Escolar de Palmital.

Mudou-se para Presidente Prudente em 1956, com o objetivo de aqui fazer o Colegial na Escola Estadual Fernando Costa.

Acolhido pela irmã Eunice Dias Brunini e seu esposo Carlos Francisco Brunini, com eles permaneceu até o dia em que se casou, no idos de 1965, com Maria Regina Carromeu Dias, filha de Armando Carromeu e Adélia Quintero Carromeu, figuras queridas da cidade.

Essa união foi abençoada com 3 filhos, todos nascidos em Presidente Prudente: Giannandrea, advogada (falecida), que casou-se com Marcos Ézio Albem Pioch (falecido); dessa união, surgiu o filho Armando Carromeu Dias Pioch. O outro filho é Marcos Vinicius Carromeu Dias, defensor público, casado com Martha Camargo Duarte Dias, promotora de Justiça em Osasco, que têm duas filhas: Mariana (9 anos) e Júlia (3 anos). E o filho Ricardo Cesar Carromeu Dias, auditor da Controladoria Geral da União (CGU) em São Paulo, casado com Maria Isabel Mascarenhas Dias, procuradora do município de São Paulo, que possuem três filhos: Raquel (19), Beatriz (16) e Lucas (14).

Adilson Apparecido Dias ingressou na Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino em Bauru-SP, em 1959, onde se tornou bacharel em 1963.

Advogou algum tempo no escritório de Hugo Lacorte Vitale, nome respeitado entre os profissionais do Direito nacional e nas lides jurídicas e políticas. Adilson foi professor por 25 anos, lecionando história nas escolas estaduais de Presidente Prudente, Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau e Alfredo Marcondes.

Atuante nas atividades políticas de Presidente Prudente, exerceu os cargos de chefe de Gabinete do prefeito Benedito Aparecido Pereira do Lago (Ditão); vice-prefeito de 1992 a 1996, na primeira gestão do prefeito Agripino de Oliveira Lima, tendo assumido em algumas ocasiões o cargo de chefe do Executivo Municipal, como prefeito em exercício; foi chefe de Gabinete do prefeito Agripino Lima de 2004 a 2006, e também chefe de Gabinete do prefeito Carlos Roberto Biancardi.

Também foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente por três gestões, que contabilizaram seis anos. Neste período, implantou cirurgias cardíacas e transplantes renais.

No setor social, foi presidente do Rotary Clube Norte, gestão 1979-1980, onde permanece até hoje, como membro ativo e muito determinado.

Foi presidente do Tênis Clube de Presidente Prudente por seis anos, auxiliando, junto com os presidentes Dr. Edvard da Costa Galvão (4 anos) e Hortencio Marini (2 anos), na construção da nova e atual sede do clube.