Banda “Bomoko” de refugiados faz show gratuito no Sesc Thermas neste sábado
22/05/2019
Fim de semana ainda conta com espetáculo, vivências e oficina. Tudo de graça e para todos os públicos.
Show com ritmos africanos, contação de história em cordel e espetáculo circense são algumas das atividades que compõem a programação deste fim de semana do Sesc Thermas de Presidente Prudente. No sábado (25), a banda Bomoko sobe ao palco do Múltiplos Sons a partir das 16h, de graça.
Formada por músicos e cantores refugiados do Congo e Angola, Bomoko nasceu da união dos artistas, em razão do projeto carioca Música no Museu, em 2017, para um evento que celebrava o Dia Mundial do Refugiado.
Por meio de um repertório com músicas de diversas partes da África, o grupo revela a alegria e a riqueza cultural trazidas para o Brasil, além da união por um amor comum: a música. União que também está presente no nome; “Bomoko” em Lingala, a língua do Congo, significa “união, unidade”.
É composta por Santos Nguibi Ekwa (guitarra e voz), Rachel Mabuel Maduda (voz), Sandra Muluila Ntumba (voz), Christine Kamba (bateria), Sadi Ngangu Za Nzambi (bateria), Popaul Kafishi Lukanda (teclado) e Dino Mundabi Mbuku (baixo).
O grupo se apresenta na Área de Convivência, a partir das 16h, neste sábado (25). A entrada é franca.
Crianças
O Quintal de Histórias deste sábado apresenta a Literatura de Cordel e Os Contos Populares, comMoreira de Acopiara. O poeta faz a contação às 15h, encerrando o mês dedicado à literatura de cordel.
Com os versos melodiosos e cadenciados do gênero literário, esta apresentação ressalta elementos da cultura popular brasileira, mostrando seus costumes e suas tradições. A proposta é motivar os participantes a descobrir o universo do cordel e da cultura brasileira.
Já no domingo (26) o público conhece a história de Capivara e Fiofó, dois palhaços nada convencionais, que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. No comando de um picadeiro improvisado, revelam acrobatas internacionais, malabaristas dançantes e uma besta fera selvagem.
O espetáculo do Arte em Cena tem início às 15h, na Área de Convivência e é conduzido pela Cia Pé de Cana.
Em seguida, às 16h, é a vez de colocar o corpo pra mexer com a oficina de Malabares e Acrobacias Solo. A prática, que integra o Brincando com Arte, proporciona aos participantes uma experimentação básica relacionada a técnicas e habilidades circenses.
A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante o procedimento. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.
Do 13 ao 20: (Re)Existência do povo negro
O projeto institucional que engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra oferece, neste sábado (25), uma oficina e uma demonstração.
O pandeiro é um instrumento de percussão que no Brasil ganhou notoriedade como acompanhamento no samba e na capoeira. Com a oficina Confecção de Pandeiro, o público tem a oportunidade de confeccionar o seu e aprende alguns toques e afinação.
Ela acontece das 9h às 14h, no Quiosque, e conta com vagas limitadas. Sob classificação etária de 12 anos, as inscrições são feitas gratuitamente na Central de Atendimento.
Das 14h às 15h, Ednilson Molejo e Angoleiros do Sertão conduzem o Samba de Roda. Esta manifestação da cultural popular brasileira comum ao povo negro envolve ritmo, história, cultural corporal, musicalidade e relações interpessoais.
Nesta apresentação, o público conhece e vivencia seus movimentos e ritmos próprios. É no Quintal, de graça.
Esportivo
Sábado, a partir das 7h, é a vez de curtir mais uma edição do Pedal Mensal. Com a supervisão dos educadores de atividades físico-esportivas do Sesc, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
Para participar, é necessário trazer a bike com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e água para hidratação. O percurso contempla, aproximadamente, 20 km entre bairros de Presidente Prudente. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento; 18 anos.
O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.
SERVIÇO
Fim de semana cultural
Contação – Literatura de Cordel e Os Contos Populares
Dia 25, sábado, às 15h. Grátis.
No Quintal.
Classificação etária: Livre.
Show – Bomoko
Dia 25, sábado, às 16h. Grátis.
Na Área de Convivência.
Classificação etária: Livre.
Espetáculo – Circo de Doisdo
Dia 26, domingo, às 15h. Grátis.
Na Área de Convivência.
Classificação etária: Livre.
Oficina – Malabares e Acrobacias Solo
Dia 26, domingo, às 16h. Grátis.
No Quiosque.
Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.
Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.
Vagas limitadas.
Do 13 ao 20: (Re)Existência do povo negro
Oficina – Confecção de Pandeiro
Com o professor de capoeira Ednilson Molejo.
Dia 25, sábado, das 9h às 14h. Grátis.
No Quiosque.
Classificação etária: 12 anos.
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Demonstração – Samba de Roda
Com Ednilson Molejo e Angoleiros do Sertão.
Dia 25, sábado, das 14h às 15h. Grátis.
No Quintal.
Classificação etária: Livre.
Esportivo
Vivência – Pedal Mensal
Dia 25, sábado, das 7h às 9h. Grátis.
Classificação etária: 18 anos.
Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.