Ação conjunta entre Conselhos promove evento pela inclusão e fim da discriminação racial

21/03/2019

 

 

 

O Governo de Presidente Prudente repudia todo o tipo de discriminação, seja racial, de gênero, contra idosos, crianças ou adolescente. Este foi o recado que o vice-prefeito Douglas Kato e a secretária municipal de Assistência Social, Fabiana Macedo deixaram aos participantes do evento que comemorou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O evento, promovido pelos Conselhos da Igualdade Racial, Assistência Social, Da Pessoa com Deficiência, do Idoso e da Criança e Adolescentes, ocorreu na manhã desta quinta-feira (21/03), no Teatro de Arena do Calçadão de Presidente Prudente e teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp).

Participaram todos os representantes dos conselhos e ainda o coronel Adilson Luís Franco Nassaro, comandante Policiamento do Interior (CPI-8), que trouxe a Banda Regimental de Música, regida pelo cabo PM Celso Santana, para dar um toque especial à comemoração.

Douglas Kato enfatizou que o Governo Municipal está voltado para o trabalho junto com os conselhos e comunidade para que as ações boas sempre vençam. Ele agradeceu o trabalho dos integrantes dos diversos conselhos que fazem a diferença na vida de quem precisa de assistência e proteção.

O coronel Franco disse que a Polícia Militar trabalha em sintonia com a comunidade e, por meio de um trabalho social, como o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nas escolas, leva a mensagem de não violência. Além disso, enfatizou que a corporação valoriza o trabalho realizado pelos conselhos e pelos representantes do terceiro setor.

O evento contou com apresentação dos alunos da oficina de cavaquinho e técnica vocal do Projeto Aquarela, que funciona na Cidade da Criança, que tem como coordenador Fernando Diamante. A apresentação trouxe composições consagradas do público. A oficina faz parte de uma das 21 atividades esportivas, artísticas e culturais, das quais participam 270 crianças de 6 a 15 anos.

O público que passava pelo Calçadão também conheceu a produção artística realizada no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Parque Alexandrina, que em outubro do ano passado discutiu em várias atividades o tema igualdade racial, com mais de 60 crianças e suas famílias. Segundo a educadora Márcia Pantaleão Obici, as obras coletivas e individuais que fazem parte da mostra foram inspiradas na personagem Dandara, uma guerreira negra do período colonial do Brasil e que foi esposa de Zumbi dos Palmares, e com ele teve três filhos. 

Os alunos do professor Paulo Sérgio Teodoro, o mestre Branco, professor do curso de capoeira do Cras Humberto Salvador e da Casa da Criança do bairro Watal Ishibashi, realizaram apresentações de capoeira que também arrancaram aplausos do público.

Participaram ainda do evento o presidente do Comir (Conselho Municipal da Igualdade Racial), Renato Davi; a presidente do Conselho da Criança e Adolescente, Ariane Vieira Jacintho, a presidente do Conselho de Assistência Social, Paloma Campos, e a vice-presidente do Conselho do Idoso, Maria Helena Silvestre; e ainda representantes da vereadora Alba Lucena e dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato.