Abril Indígena: oficinas, contação e bate-papo gratuitos
17/04/2019Sesc Thermas promove oficinas e bate-papo sobre mercado de trabalho para indígenas
Na busca pela construção de uma sociedade cada vez mais consciente de sua heterogeneidade, as ações valorizam a alteridade dos povos indígenas.
As ações promovidas neste fim de semana pelo Abril Indígena, do Sesc Thermas de Presidente Prudente, contemplam oficinas e contação de histórias com os indígenas Kaingang e, na quinta-feira (25), um bate-papo sobre a inserção de indígenas no mercado de trabalho. As atividades são gratuitas e buscam aproximar o público da temática.
Neste sábado (20), o Sesc Thermas é recheado de práticas para todas as idades. O indígena Marcio Jorge Lipu Pereira ministra a oficina de Confecção de arco e flecha. Nela, os participantes confeccionam o seu próprio arco (uy) e flecha (dou), atualmente fabricadas pelos Kaingang como artesanato e para fins de comercialização.
A atividade acontece no Bosque, das 10h30 às 12h, e conta com vagas limitadas. As inscrições são realizadas na Central de Atendimento da unidade, de graça.
As indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo conduzem a oficina Dança e canto indígena Kaingang. Esse povo possui rituais importantes com música, canto e dança, e acreditam que, nos tempos antigos, eram os animais que faziam seu próprio ritual.
Nesta oficina, elas propõem uma vivência da dança e do canto tradicional dos Kaingang, e também compartilham os significados envolvidos e os momentos ritualísticos. A atividade acontece no Quintal, às 13h30 e conta com vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Logo após, às 15h, no Quintal, tem contação de Histórias do povo Kaingang. Na ocasião, Dirce e Susilene apresentam histórias tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa. Com soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, as narrativas contam com muita imaginação e sabedoria.
Já na quinta-feira (25), tem bate-papo acerca da Inserção dos indígenas no mercado de trabalho, com os indígenas Altiere Krenak, coordenador do museu da Terra Indígena de Tupã; Irineu Terena, ativista e pesquisador e Alex Guarani Mbyá, guia turístico; sob mediação de Thiago Sebastiano de Melo, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.
No evento, eles relatam suas experiências de atuação, dentro e fora de suas aldeias, em atividades remuneradas diversas, algumas delas envolvendo a defesa de direitos indígenas, bem como o fortalecimento de suas culturas e tradições. A partir das 19h30, na Área de Convivência, de graça.
O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.
SERVIÇO
Abril Indígena
Oficina – Confecção de arco e flecha
Dia 20, sábado, das 10h30 às 12h. Grátis.
No Bosque.
Classificação etária: Livre.
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Oficina – Dança e canto indígena Kaingang
Dia 20, sábado, das 13h30 às 15h. Grátis.
No Quintal.
Classificação etária: Livre.
Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.
Contação – Histórias do povo Kaingang
Dia 20, sábado, às 15h. Grátis.
No Quintal.
Classificação etária: Livre.