1ª Batatec vai de sexta até domingo no Centro de Eventos IBC
07/06/2018O governo de Presidente Prudente, por meio da Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), promove de 15 a 17 de junho a 1ª Batatec - Feira Tecnológica da Batata-Doce . A feira tem início nesta sexta –feira (15) às 19h no Centro de Eventos IBC, com show de Elly Guimarães. Logo em seguida, às 19h30, ocorre a palestra sobre o tema “Empreendedorismo no Agronegócio” .
O evento será encerrado no domingo (17) e contará com telão a partir das 15h, que exibirá o primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O evento vai reunir produtores rurais, técnicos e especialistas da cadeia produtiva da batata doce.
Segundo os organizadores, será um programa ideal para quem também quer fazer um passeio com a família e aproveitar para conhecer novidades e saborear pratos deliciosos, receitas inovadoras, além de bebidas como cerveja de batata-doce, pois contará com Praça de Alimentação.
Considerada a “preferida das academias” por ser mais nutritiva que a batata comum, e ajudar para quem quer perder peso, pois possui baixo índice glicêmico , ou seja, o amido não é processado imediatamente no organismo, ela é abundante na região de Presidente Prudente, considerada a maior região produtora do estado de São Paulo e a segunda do Brasil, ficando atrás do Rio Grande do Sul.
Segundo a Cati, coordenadoria de assistência técnica integral os municípios da região de Presidente Prudente cultivam juntos 3.200 hectares e produzem 2milhões e 160 mil toneladas por ano. A produtividade gira em torno de 1.6 tonelas/hectare.
“Queremos estruturar melhor a cadeia produtiva nos segmentos da produção, produtividade, qualidade e viabilidade de agregar valor com a industrialização dos produtos” disse o prefeito Nelson Bugalho.
A organização da Batatec 2018 está a cargo de uma comissão formada por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), produtores rurais, além de instituições representativas do setor, como APTA, CATI, Unoeste, Fatec, Caixa Econômica Federal (CEF), Itesp, Sebrae, Senai, Codep, Sicredi entre outras.
O evento contará também com exposição de máquinas e implementos agrícolas, mostra de artesanatos, produtos oferecidos pelos feirantes da “ Feira da Lua”, e shows musicais e atrações para as crianças, como brinquedos infláveis.
Veja a programação completa:
Sexta-feira -15/6
19h- Show com a cantora Ely Guimarães e Banda
19h30 às 20h15 – Palestra - Novos Desafios do Empreendedorismo
Palestrante: José Carlos Cavalcante – SEBRAE
Sábado – 16/6
11h- Show acústico com o cantor Samuel
12h- Show do Cantor Kazu Reis- Ritmos dos anos 80 e sertanejo
16h- Show da cantora gospel Ana Paula Leal
18h- Orquesta de cordas do município de Pirapozinho
19h- Show da dupla sertaneja Ellis e Érika
20h30 – Show acústico do cantor Diego Stilo, com o melhor do samba e pagode
Palestras
8h às 8h35- Palestra- Nutrição e Adubação da Batata Doce em solos arenosos.
Palestrante: Adalton Mazetti Fernandes – Cerat- FCA/ Unesp Botucatu
8h35 às 9h – Palestra: Ecofisiologia da Batata- Doce
Palestrante: Fábio Rafael Echer- Unoeste
9h às 9h20 – Sessão de perguntas
9h20 às 9h40 – Intervalo
9h40 às 10h20- Tema- Programa de biofortificação da batata-doce
Palestrante: Alexandre Furtado Silveira Mello- Embrapa/ Hortaliças/ Brasília/ DF
10h20 às 11h- Melhoramento genético da batata-doce: dificuldades e desafio
Palestrante: Pablo Forlan Vargas- Unesp Ilha Solteira
11h10 às 11h40
Tema: Processamento e produtos de batata-doce
Palestrante: Emerson Loli Garcia Cerat- FCA/ Unesp Botucatu
11h50 às 12h45
Pausa para o almoço
13h30 às 13h40
Sessão de perguntas
14h às 16h
Tema: Etanol de batata-doce
Palestrante: Márcio Silveira – UFT