Zoológico do Parque Temático Cidade da Criança apresenta novos animais

18/03/2019

 

O número de moradores do zoológico do Parque Temático Cidade da Criança aumentou nesta segunda-feira, 18, o aviário do Parque Ecológico apresentou ao público seis filhotes de tucano-toco (Ramphastos toco), que foram resgatados pela Polícia Ambiental e tratados pela equipe do Hospital Veterinário do Parque.

De acordo com a médica veterinária da Cidade da Criança, Erica Silva Pellosi ao todo, sete tucanos foram resgatados pela Polícia Ambiental em uma apreensão de tráfico de animais, no momento, apenas seis filhotes estão em exposição para os visitantes, o mais novo permanece em observação, mas está saudável.

“Assim que chegaram, os filhotes de tucano-toco receberam o atendimento da equipe do hospital veterinário e passaram dois meses em observação. Todos estavam desidratados, famintos, e com algumas lesões causadas por brigas, por estarem em uma caixa com espaço limitado”, conta a veterinária.

Vítimas do tráfico de animais, essas aves foram retiradas da natureza muito cedo, portanto dependem dos humanos para sobreviver. “Eles não aprenderam com os pais a buscar alimento e nem a se defender. Sendo assim, poderiam morrer de fome ou ser facilmente predados”, acrescenta Erica.

Vida nova

O Art. 29 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, referente aos crimes ambientais, prevê detenção de seis meses a um ano, e multa ao indivíduo que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Milhões de animais silvestres são vítimas de tráfico no Brasil todos os anos, a grande maioria não sobrevive ao transporte precário, ou não se adapta ao novo ambiente, muitas vezes inapropriado às necessidades do animal.

Os filhotes de tucano-toco resgatados pela Polícia Ambiental chegaram ao hospital veterinário do Parque Temático Cidade da Criança exigiram empenho constante de especialistas e tratadores durante dois meses.

A médica veterinária avaliava diariamente os filhotes, além de pesá-los para acompanhar o crescimento de cada um. “Os animais eram alimentados com papinha, várias vezes ao dia, mantidos em uma sala onde a temperatura era monitorada, assim como ventilação e umidade”, revela Erica.

“Aos poucos diminuímos a quantidade de papinha e introduzimos frutas e ração ao cardápio. Quando já estavam se alimentando sozinhos e voando, os tucanos foram transferidos para um recinto maior na quarentena, área restrita a funcionários, onde permaneceram por mais dois meses”, acrescenta.

 

No início desta semana a equipe técnica constatou que os filhotes estavam aptos para serem transferidos para o aviário, onde podem ser vistos pelos visitantes. O zoológico é aberto para visitação gratuita, de terça a domingo, das 9h às 17h.