Secretaria de Cultura lança programa ‘Mostra de Artes para Ambientes Virtuais’

24/03/2020

 

O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), abriu processo licitatório para contratação de empresa especializada no ramo de gestão de projetos e produção cultural.

A vencedora da licitação será responsável pela prestação de serviços referente à contratação de ações artísticas para compor a programação da ‘Mostra de Artes para Ambientes Virtuais’.

A ‘Mostra de Artes para Ambientes Virtuais’ visa contribuir com os trabalhadores dos segmentos de arte e cultura de Presidente Prudente que terão dificuldades financeiras durante o período de isolamento social. Além disso, a iniciativa tem como objetivo ofertar ao público uma ampla programação de arte e cultura produzida por profissionais prudentinos, de modo com que não seja necessário sair de sua residência.

A Mostra será composta por até 15 atividades artísticas e culturais nas linguagens de música, teatro, dança, literatura e artes visuais. As iniciativas serão realizadas exclusivamente por profissionais de Prudente, sendo que cada atividade deverá ter a participação de, no máximo, três integrantes.

As ações deverão ser realizadas em plataformas digitais, com, no mínimo, 40 minutos de duração, e ser postadas pelos artistas com acesso público e gratuito. Além das redes próprias, as atividades serão compartilhadas nas redes sociais e no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura.

Caberá a empresa contratada, em comum acordo com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, a seleção das atividades para a Mostra. O valor total de investimento poderá chegar a R$12 mil. O recurso destinado ao programa é proveniente do Fumac (Fundo Municipal de Cultura).

“O objetivo é incentivar e contribuir com o setor cultural da cidade e disponibilizar conteúdos artísticos e culturais para a população, em casa, com conteúdos como shows, apresentações, tutoriais, vídeoaulas, demonstrações, saraus, enfim”, explica o secretário de Cultura, Paulo Silvio Sanches.

O secretário detalha ainda que não se trata do pagamento de um cachê, e sim de uma ajuda de custo para que os artistas desenvolvam atividades on-line, além do apoio direto ao artista. “A Mostra Virtual possibilitará que as pessoas, em momentos de isolamento, tenham acesso a atividades culturais. Nos últimos dias, temos visto vários artistas começando esse movimento com lives, apresentações, vídeoaulas, tutoriais, enfim, todos ligados à cultura”, acrescenta.