VEM promove ‘Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral’ de 5 a 10 de agosto

02/08/2019

 

 

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente promoverá a ‘Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral’, do dia 05 ao dia 10 de agosto. A semana de prevenção contará com várias atividades educativas e ações relacionadas ao tema.

Nesta semana, as equipes iniciaram as visitas aos Pet Shops para entrega de cartazes e de kits de orientação. O objetivo da ação é lembrar a importância de prevenir e combater a leishmaniose.  Lembrando que a Leishmaniose é uma doença grave que, se não for tratada, pode levar à morte em até 90% dos casos humanos.

Segundo os dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) até o presente momento, os bairros de Prudente com índice mais alto da doença em cães são: Residencial Monte Carlo e São Paulo.

De acordo com a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, o trabalho de orientação será intensificado durante a semana será enfatizada a questão da leishmaniose.

Segundo ela, as equipes irão realizar o manejo ambiental em escolas municipais que são bastante arborizadas contam com ampla área verde, visando orientar a respeito da proliferação do mosquito palha, em ambientes com folhas, restos de frutas.

As visitas às escolas irão ocorrer na quarta (7/08) e na quinta-feira (8/08) das 8h às 17h. O cronograma será definido na próxima semana e deve contemplar escolas cujos bairros estão maior incidência da doença.

Dentre outras ações que estão sendo realizadas estão a entrega de kits educativos nos Pets Shop da cidade que também se mobilizaram como parceiros nesta batalha contra a leishmaniose.

Os pet Shops participantes são Garrido Produtos Agropecuários, Avicultura Centro e Pruden Pet Clínica Veterinária.