Unidades de Saúde atenderão homens em horário especial a partir de 22/4

16/04/2019

 

De 22 a 25 de abril, serão realizadas várias ações de prevenção e promoção da saúde voltada à população masculina, com idade a partir dos 18 anos. As unidades de saúde (UBS’s, ESF’s e Centro de Referência do Idoso) atenderão aos pacientes das 17 às 22h, de acordo com um cronograma especial.

A iniciativa é promovida pelo governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas e buscam menos as ações preventivas nas Unidades de Saúde, desta forma, e a fim de facilitar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, vamos realizar essa semana voltada somente à Saúde do Homem em horário noturno, para que todos possam buscar atendimento e orientações sobre sua saúde”, explica a supervisora das ESF’s, Adriana Gomes Vitório Santos.

Os interessados devem comparecer na unidade de saúde mais próxima do local de residência, portando um documento com foto (RG, CNH), Cartão SUS e um comprovante de endereço.

Os serviços oferecidos são verificação de pressão arterial, avaliação bucal, avaliação e atualização de carteira de vacina. Além disso, os homens receberão atendimento médico com solicitação de exames de PSA, solicitado aos homens acima de 45 anos, ou entre 40 e 44 anos que possuam histórico familiar de doenças na próstata, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como o HIV, exames laboratoriais como hemograma, glicemia de jejum, colesterol e urina também estarão à disposição dos homens, de acordo com o parecer e solicitação médica. Os pacientes terão a oportunidade de ouvir palestras nas salas de espera sobre problemas urológicos que têm atingido a população masculina como câncer de próstata, disfunção erétil e infertilidade.

A programação será aberta na Zona Leste no dia 22 de abril.  As unidades com horários especiais são UBS Santana, UBS São Pedro, ESF Alvorada I, II e III, ESF Cambuci, ESF São Pedro e ESF Nova Prudente.

A programação seguirá para a Zona Norte, no dia 23/4, na UBS Guanabara, UBS Brasil Novo, ESF Guanabara, ESF Regina, ESF Primavera, ESF João Domingos Netto, ESF Bela Vista, ESF Morada do Sol, ESF Montalvão, ESF Floresta do Sul, ESF Eneida e ESF Ameliópolis.

A população masculina da Zona Sul e Centro da cidade será atendida a partir do dia 24/4, nas seguintes unidades: UBS Ana Jacinta, UBS Vila Real, UBS Parque Cedral, UBS Centro, Centro de Referência do Idoso (CRI) e ESF Vila Marcondes.

A semana será encerrada no dia 25/4, com o atendimento da população da Zona Leste. As unidades que farão horário especial são: UBS Belo Horizonte, UBS São Judas, UBS Cohab, ESF Belo Horizonte, ESF Humberto Salvador, ESF Maracanã, ESF Leonor, e ESF Maré Mansa.