UBS Cohab realiza manhã de Prevenção em Alusão ao Dia Mundial do Diabetes

12/11/2018

Uma ação de conscientização e oferta de diversos serviços de saúde, nesta terça (13), vão marcar as atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. O evento acontecerá das 9 às 12 horas na Praça da Juventude e Longevidade 'Lucas Nalini Paschoalin’, da Cohab. É a quarta edição do evento organizado pela equipe da UBS - Unidade Básica de Saúde Cohab.

Neste ano, o evento contará com palestras de vários profissionais, tendo como a palestra principal a da Endocrinologista Carolina Rocha Betônico, além dos exames, entrega dos insumos aos pacientes já cadastrados e atividades do Núcleo de Educação Continuada e Permanente da Secretaria Municipal de Saúde. A endocrinologista Carolina Rocha Betôncio afirmou que 14 de Novembro, dia em que é lembrado mundialmente o dia do diabetes é muito relevante para conscientização da população a respeito da doença. “ O  diabetes mellitus, na maioria dos casos, é uma doença silenciosa, que atinge mais de 8% dos brasileiros. Aproveitamos para lembrar a importância dos exames periódicos e que o tratamento adequado pode prevenir a ocorrência de complicações crônicas que podem afetar o rim, olhos, pés e o coração”.

Conforme Meire Tolosa, gerente da unidade, os profissionais envolvidos tem como meta trabalhar a educação e a prevenção da doença, além de orientar os portadores no controle do diabetes. 

O evento contará ainda com o Núcleo de Educação Continuada e Permanente da SMS, com as enfermeiras (os) da Atenção Básica da rede municipal realizando avaliação dos pés, com aplicação da técnica utilizando monofilamentos. “A aplicação da técnica é de suma importância no paciente com diabetes para determinar intervenção precoce em possíveis lesões que os pacientes possam vir a desenvolver, possibilitando desta forma condutas preventivas para evitar tais lesões”, ressalta Ana Claudia Braga, supervisora de enfermagem

Contudo, o evento faz parte de um projeto voltando também aos profissionais da rede de atenção básica, que teve início em outubro deste ano e seguirá com agenda até meados de 2019.

A ação da Sesau, contará com o apoio da Clínica Oftalmolaser, parceria com a Secult, Semepp,  Sedepp  e aprovação do Governo de Presidente Prudente.