“Somos Prudente” Laboratório de Atuação para Cinema – Pontos MIS

08/04/2019

 

 

O Centro Cultural Matarazzo está com inscrições abertas para o Laboratório de Atuação para o Cinema oferecido por Pontos MIS em parceria com o Governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Cultura. As inscrições podem ser feitas por telefone ou e-mail (ver abaixo), de forma gratuita, com vagas limitadas e aos participantes um certificado de 4h ao final do laboratório.

 

Laboratório de Atuação para Cinema

O laboratório de atuação para Cinema – é uma oficina prática de exercícios com câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscamos um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada. As dinâmicas propostas envolvem exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator, exercício de contracenação e ampliação da escuta. Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

 

17 de abril, 19h às 23h - certificado de 4h

Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo – Centro Cultural Matarazzo

Gratuito – Pontos MIS

Inscrições pelo e-mail: difusao@culturapp.com.br / 3226-3399 com Tiago Ferreira

 

 

Mini Bio da Oficineira Vanise Carneiro

Vanise Carneiro é atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria, RS, cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens. Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios entre eles prêmio Açorianos e prêmio José Lewgoy de Melhor Atriz, foi também premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luis do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa: Atuação para cinema - o trabalho do ator da preparação à filmagem, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio á Arte de Porto Alegre. Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.