Sesc traz Campeã Mundial Paralímpica de judô

02/08/2019

Sesc Thermas leva atleta paralímpica de judô a cidades da região

Alana Maldonado passa por Paraguaçu Paulista, Rancharia e Osvaldo Cruz, e ministra aulas de judô paralímpico gratuitamente.

Sesc Thermas de Presidente Prudente, por meio do Paradesporto em Foco, projeto em rede que contempla em sua programação ações inclusivas para docentes e alunos, promove, de 7 a 9 deste mês, aulas abertas de Judô Paralímpico com a atleta paralímpica de baixa visão Alana Maldonado nas cidades de Paraguaçu Paulista, Rancharia e Osvaldo Cruz.

Portadora de Stargardt – patologia degenerativa causada pela morte de células na porção central da retina – desde os 14 anos, Alana Maldonado não deixou de lado o sonho de ser tornar uma judoca, modalidade que pratica desde os quatro anos pela ACERT (Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã), interior de São Paulo.

Sua história com a paralimpíada começou em 2014, quando ingressou na faculdade. A estreia da paulista aconteceu nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, em que levou para casa a medalha de prata.

Dois anos mais tarde, a judoca participou do Campeonato Mundial de Judô Paralímpico, em Lisboa, Portugal. A competição lhe rendeu a medalha de ouro até então inédita para o país. Alana Maldonado se tornou líder no ranking mundial na categoria até 70 kg feminina.

A partir de quarta-feira (7), a atleta participa de uma ação formativa que passa pelas cidades da região e conta com um bate-papo sobre sua trajetória até chegar no esporte de alto rendimento, além de momentos práticos, em que as crianças poderão experimentar o judô de forma lúdica.

Para o técnico de programação esportiva do Sesc Daniel Yonashiro, o principal objetivo da ação concentra-se no aumento do número de possibilidades de atuação com os docentes a partir da discussão de perspectivas da modalidade. “É um momento muito rico em que a gente consegue realizar e dar luz para determinada modalidade, no caso o judô, mostrando que é possível ser trabalhado com diferentes tipos de público, com ou sem deficiência”, comenta.

Cidades

As aulas são livres e acontecem das 14h às 17h e das 19h às 21h, gratuitamente. Na quarta (7), Alana passa por Paraguaçu Paulista, no Centro de Treinamento de Judô Isaburo Suto, localizado na Avenida Siqueira Campos, 599, Centro.

Ginásio Municipal de Esportes de Rancharia se torna palco da ação na quinta (8). O encontro é na Rua Marcília Dias, 246. A última cidade a receber a Campeã Mundial é Osvaldo Cruz, no Ginásio Municipal de Esportes João Torro Ovídio, na Rua Manoel dos Santos.

SERVIÇO

Paradesporto em Foco

Aula aberta – Judô Paraolímpico

Paraguaçu Paulista

Dia 7, quarta, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Grátis.

No Centro de Treinamento de Judô Isaburo Suto, Avenida Siqueira Campos, 599, Centro.

Classificação etária: Livre.

 

Rancharia

Dia 8, quinta, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Grátis.

No Ginásio Municipal de Esportes, Rua Marcília Dias, 246.

Classificação etária: Livre.

 

Osvaldo Cruz

Dia 9, sexta, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Grátis.

No Ginásio Municipal de Esportes João Torro Ovídio, Rua Manoel dos Santos, s/nº.

Classificação etária: Livre.