Sesc Thermas tem show de ‘choro’ e espetáculo sobre Cândido Portinari no fim de semana

16/04/2019

 

Programação ainda conta com histórias do povo Kaingang e oficina de arte em papel e sucata; tudo de graça.

O Sesc Thermas de Presidente Prudente oferece, neste sábado e domingo, atividades voltadas à ação em rede Abril Indígena, bem como apresentação musical com Alan Silva e Regional Ginga Ligeira e o espetáculo Candim, que ilustra a história de Cândido Portinari. A programação gratuita é aberta ao público em geral.

No sábado (20), o grupo Alan Silva e Regional Ginga Ligeira sobe ao palco da Área de Convivência para o show de lançamento do disco “Vamo que vamo”, trabalho que destaca o resgate do violão como instrumento solista em formação tradicional dos antigos regionais que marcaram época.

Formado por Alan Silva (violão seis cordas), Lucas Oliveira (violão sete cordas), Alexandre Peres (cavaco), Ricardo Perez (pandeiro), Everton Campos (flauta transversal), Isaias Alves (saxofone) e Conrado Bruno (trombone), os músicos desenvolvem um trabalho profundo de produção e difusão do gênero Choro no interior de São Paulo.

Percorrendo as unidades Sesc Consolação, Araraquara e Birigui, é a vez do grupo estacionar no Sesc Thermas para uma apresentação com arranjos primorosos, valorizando o melhor do choro. Eles se apresentam neste sábado, a partir das 16h, na Área de Convivência da unidade.

CRIANÇAS

No Quintal de Histórias deste sábado, o público acompanha mais uma edição da contação de Histórias do povo Kaingang. Em diálogo com o projeto Abril Indígena, Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, indígenas Kaingang, contam histórias tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa.

As narrativas revelam soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, com muita imaginação e sabedoria. Com início às 15h, a contação é gratuita e acontece no Quintal, aberta a todos os públicos.

No domingo (21), os pequenos revivem a história de Cândido Portinari, passando pela infância em Brodowski até sua consagração como um dos maiores pintores do país, com a Cia. da Casa Amarela e o espetáculo Candim.

Através da menina Janelise, o pintor revê seus dias de criança, de pés descalços, as brincadeiras de roda e uma vida simples do interior paulista, em

meio ao som da viola e o medo incontrolável do espantalho. “Candim revive a vida e a obra do pintor de forma poética, telúrica e sensível, divertindo e emocionando plateias de todas as idades”, afirma a Cia. em seu site oficial.

O espetáculo, que conquistou mais de 40 prêmios em festivais de teatro em todo o Brasil e já foi apresentado em Portugal, desembarca no Arte em Cena do Sesc Thermas a partir das 15h deste domingo, na Área de Convivência.

Em seguida, às 16h, as crianças participam da oficina Arte em papel e sucata, com a artista plástica Juliana Scorza. A partir de materiais como papel, tinta, pincel, enfeites e penduricalhos, os participantes fazem recortes e colagens, criando personagens e cenários peculiares.

A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Fim de semana cultural

Contação – Histórias do povo Kaingang

Dia 20, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Alan Silva e Regional Ginga Ligeira

Dia 20, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo – Candim

Dia 21, domingo, às 15h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Arte em papel e sucata

Dia 21, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.

Vagas limitadas.