Sesc Thermas realiza bate-papo sobre livro de Marielle Franco no #leiamulheres

29/03/2019

 

Encontro acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 19h30; livro da vez é “UPP - A redução da favela a três letras”, com mediação de Larissa Dutra.

Já dizia Simone de Beauvoir: “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. Sob essa perspectiva, o Sesc Thermas de Presidente Prudente promove, na Área de Convivência, o bate-papo #leiamulheres, neste mês, com o livro ‘UPP - A redução da favela a três letras’, de Marielle Franco (2018). O encontro acontece na quinta-feira (4), das 19h30 às 21h30.

Este clube do livro é inspirado na proposta feita em 2014 pela escritora Joanna Walsh, o #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consistia basicamente em incentivar a leitura de escritoras mulheres.

Nesta edição, o livro escolhido é uma adaptação da dissertação de mestrado de Marielle Franco, defendida na Universidade Federal Fluminense, em 2014, que faz uma análise da segurança pública do Rio de Janeiro (RJ). Segundo Frei Betto, escritor do prefácio, trata-se de “um livro para ser lido, reproduzido, distribuído, debatido e repartido como pão quente, capaz de alimentar a mesma esperança encarnada, vivida e batalhada pela Marielle”, conclui.

“Nós temos que entender que o nosso país lê pouco, se pensarmos em quantidade de leitura por pessoa. Então, qualquer atividade que funcione para gerar fluxo de leitura e fazer com que as pessoas se entendam como agentes leitores, é importante”, comenta a mediadora, historiadora e especialista em edição editoral, Larissa Dutra.

Ainda segundo ela, a literatura não foge às amarras patriarcais instituídas em sociedade e, além disso, é tida como a maior expressão artística, motivo pelo qual não é acessível popularmente. “A proposta do ‘#leiamulheres’ é fazer com que a gente comece a nos inserir nessa cultura patriarcal, de uma forma específica, pra gerar outra cultura mais igualitária”, completa.

O bate-papo acontece neste quinta (4), das 19h30 às 21h30, na Área de Convivência do Sesc. A participação é gratuita, sob classificação etária de 16 anos.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Bate-papo: #leiamulheres

Dia 4, quinta, às 19h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.