Sesc Thermas promove atividades gratuitas que incentivam o respeito à cultura indígena

04/04/2019

 

Projeto ‘Abril Indígena’ acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo e busca reafirmar a heterogeneidade brasileira.

O Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta o Abril Indígena, que, este ano, traz como assunto principal a luta dos povos indígenas por seus territórios. Durante este mês ocorre uma série de atividades voltadas à promoção do protagonismo deste povo e o respeito à sua alteridade, como bate-papo acerca da inserção de indígenas no mercado de trabalho, pintura corporal Kaingang e oficina de confecção de arco e flecha.

Embora no Brasil vivam, atualmente, mais de 305 povos indígenas, falantes de 274 línguas, com hábitos e características físicas diferentes, de acordo com fatores históricos e culturais, seus respectivos territórios, fator vital e indispensável para a existência e atualização de seus modos de ser e de bem-viver, não vêm sendo respeitados.

“Demarcar uma terra é lembrar quem nós somos, lembrar onde nós estamos”, afirma Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro. “A gente não se rendeu, nós estamos em pé e, enquanto tiver história compartilhada nesse continente americano, os índios vão falar. Nós somos os primeiros habitantes, nós vamos falar”, completa.

Sob esse ponto, as unidades Sesc do estado de São Paulo recebem atividades em diversos formatos e linguagens que buscam apresentar ao público as diferentes manifestações culturais dos povos indígenas no Brasil. A Pintura Corporal Indígena Kaingang é uma oficina que compõe a programação do Sesc Thermas.

Nesta atividade, que acontece sábado (13), das 10h30 às 12h e das 12h às 13h30, os participantes aprendem técnicas de pintura do povo Kaingang e os elementos estéticos por eles defendidos. A prática é realizada no Quiosque e conta com vagas limitadas; inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

A inserção de indígenas no mercado de trabalho é tema do bate-papo da quinta-feira (25). Nele, os indígenas de diferentes povos relatam suas experiências de atuação, dentro e fora de suas aldeias, em atividades remuneradas diversas, algumas delas envolvendo a defesa de direitos indígenas, bem como o fortalecimento de suas culturas e tradições.

Com a presença de Altiere Krenak, coordenador do museu da Terra Indígena de Tupã; Irineu Terena, ativista e pesquisador; Alex Guarani Mbyá, guia turístico; sob mediação de Thiago Sebastiano de Melo, doutor em Geografia

pela Universidade Federal de Goiás, a conversa tem início às 19h30, na Área de Convivência.

Também tem show com Brô MC’s. Composto por quatro jovens indígenas Guarani Kaiowá da Reserva de Dourados (MS), o grupo faz rap em português e em guarani, mistura inédita no país. As rimas falam sobre preconceito, luta e, sobretudo, apresentam um povo guerreiro que tenta manter vivos seu lugar e sua cultura. Após o show, eles participam de um bate-papo com o público. É no sábado (27), às 16h, na Área de Convivência.

A oficina de Confecção de Arco e Flecha compõe a programação nos dias 20 e 27, sábados, das 10h30 às 12h. Conduzida pelo indígena Marcio Jorge Lipu Pereira, os participantes confeccionam o seu próprio arco (uy) e flecha (dou), atualmente fabricadas pelos Kaingang como artesanato e para fins de comercialização. Com vagas limitadas, as inscrições são feitas gratuitamente na Central de Atendimento.

As indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo propõem uma vivência de dança e do canto tradicional dos Kaingang, bem como falam sobre os significados envolvidos e os momentos ritualísticos com a oficina Dança e Canto Indígena Kaingang. Pode ser conferida nos dias 13 e 20, sábados, das 13h30 às 15h, no Quintal; inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Integra, ainda, a programação deste mês a contação de Histórias Indígenas, com a arte-educadora e produtora cultural Ivonete Alves; bate-papo A mulher indígena Kaingang ontem e hoje, com as indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, mãe e filha que abordam a dinâmica de sua cultura, salientando as transformações vividas pelas mulheres indígenas.

Além disso, o público acompanha a contação de Histórias do Povo Kaingang, que envolve humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa; participa da oficina Zarabatana, Adornos Corporais (brincos) e Confecção de Pulseira do Povo Kaingang.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Abril Indígena

Contação – Histórias Indígenas

Dia 6, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

 

Bate-papo – A mulher indígena Kaingang ontem e hoje

Dia 12, sexta, às 19h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

 

Oficina – Pintura corporal indígena Kaingang

Dia 13, sábado, das 10h30 às 12h e das 12h às 13h30. Grátis.

No Quiosque.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Dança e canto indígena Kaingang

Dia 13 e 20, sábados, das 13h30 às 15h. Grátis.

No Quintal.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Contação – Histórias do povo Kaingang

De 13, 20 e 27, sábados, às 15h. Grátis.

No Quintal.

 

Oficina – Confecção de Arco e Flecha

Dias 20 e 27, sábados, das 10h30 às 12h. Grátis.

No Bosque.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Bate-papo – A inserção de indígenas no mercado de trabalho

Dia 25, quinta, às 19h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

 

Oficina – Zarabatana

Dia 26, sexta, às 13h30. Grátis.

No Quintal.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Adornos corporais (brincos)

Dia 26, sexta, às 15h30. Grátis.

No Quintal.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Confecção de pulseira do povo Kaingang

Dia 27, sábado, às 13h30. Grátis.

No Quiosque.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Show – Brô MC’s

Dia 27, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

 

 

Classificação etária das atividades: Livre.