Sesc Thermas oferece vivências gratuitas que aproximam o público da diversidade indígena

09/04/2019

 

“Abril Indígena” é um projeto em rede que, para além das comemorações, propõe diálogo com povos indígenas presentes na região e no Brasil.

O Abril Indígena, do Sesc Thermas de Presidente Prudente, convida o público a vivenciar atividades que estimulam o respeito às diversidades existentes entre povos indígenas. Para tanto, neste fim de semana, promove bate-papo, oficinas e contação de histórias; tudo de graça e para toda família.

Na sexta-feira (12), as Kaingangs Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, conduzem um bate-papo acerca das transformações vividas pelas mulheres indígenas dentro de costumes, tradições, hábitos e rituais de seu povo, salientando a dinâmica cultural envolvida nesse processo. A conversa sobre A Mulher Indígena Kaingang Ontem e Hoje tem início à 19h30, na Área de Convivência; grátis.

Segundo relato oral dos Kaingang, os primeiros de seu povo chegaram acompanhados de uma velha anciã e deram origem a dois grupos, chefiados por dois irmãos, cada um com uma pintura corporal diferente.

Dotadas de simbolismos, as indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, ensinam, neste sábado (13), técnicas de pintura do povo Kaingang e os elementos estéticos por eles defendidos. Com turmas às 10h30 e 12h, a Pintura Corporal Indígena Kaingang acontece no Quiosque e conta com vagas limitadas, com inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Em seguida, às 13h30, as indígenas comandam a oficina Dança e Canto Indígena Kaingang. Os Kaingang possuem rituais importantes com música, canto e dança, e acreditam que, nos tempos antigos, eram os animais que tinham seu próprio canto e faziam festas.

Nesta oficina, as indígenas propõem uma vivência de dança e do canto tradicional dos Kaingang e falam sobre os significados envolvidos e os momentos ritualísticos. Gratuitamente, as inscrições são realizadas na Central de Atendimento, e a oficina ocorre no Quintal.

Elas ainda participam da contação de Histórias do Povo Kaingang. Com histórias tradicionais envolvendo humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa, as narrativas revelam soluções inteligentes e engenhosas para situações cotidianas da tradição indígena, com muita imaginação e sabedoria. É no Quintal, às 15h, para todas as idades.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A

programação completa do Abril Indígena, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Abril Indígena

Bate-papo – A mulher indígena Kaingang ontem e hoje

Dia 12, sexta, às 19h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Pintura corporal indígena Kaingang

Dia 13, sábado, das 10h30 às 12h e das 12h às 13h30. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Oficina – Dança e canto indígena Kaingang

Dia 13, sábado, das 13h30 às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Contação – Histórias do povo Kaingang

Dia 13, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.