Sesc Thermas lança Florestar, projeto que valoriza relação com áreas verdes urbanas

12/02/2019

Unidade prudentina é a primeira no Estado. Para a abertura, são cerca de 20 atividades a céu aberto e uma instalação permanente no Bosque.

Qual a sua relação com o meio ambiente? Morar num complexo urbano, necessariamente, não implica desconexão com a natureza. Práticas esportivas, meditação, lazer, momentos familiares e educação. Tudo isso pode se dar num cenário natural, à sombra, e repleto de histórias e possibilidades.

É pensando na valorização das áreas verdes urbanas, na importância que elas tem para a saúde e bem-estar da população, assim como em seu potencial educador – principalmente para as crianças –, que o Sesc Thermas de Presidente Prudente lança neste final de semana o Florestar – áreas verdes educadoras.

Este é um projeto do Sesc São Paulo que Presidente Prudente é a primeira cidade a implantar, dentre as 43 unidades no Estado. “A ideia é aproveitar essa característica da nossa unidade em Prudente. O Sesc Thermas tem 33 mil metros quadrados e apenas 3 mil destes são de área construída. Ou seja, temos um Bosque, uma área verde, de cerca de 30 mil metros quadrados”, explica a gerente do Sesc Thermas, Fabíola Gaspar das Dores.

“Esta área verde tem muito valor para a cidade, como conforto térmico, purificação do ar, além da qualidade de vida e bem-estar ao receber a população para as mais diversas práticas. A ideia aqui é também mostrar às pessoas do que esse espaço é feito. Quais são os animais? E as árvores? As flores? Como chega a água quente? É disso que se trata o Florestar: contemplar, valorizar, apropriar, ter experiências sensoriais e educar por meio dessa área verde”, complementa a gerente.

Além de uma programação diversa que permeia oficinas, vivências, ateliês e muitas práticas a céu aberto, o Florestar terá uma instalação permanente no Bosque, com totens que identificam 30 espécies nativas da região que estão presentes por ali. Além disso, outros totens explicam a composição da fauna, da flora e das águas do local, de modo que todo o público que circula pelo Bosque poderá ter essas informações.

“Temos uma agenda para visitas de grupos escolares. A ideia é que as crianças façam o percurso em nosso Bosque junto com mediadores que explicam essas informações acerca do bioma local. Elas também receberão um material ilustrado sobre tudo isso, chamado Veredas Urbanas, específico dessa área de verde do Sesc Thermas”, conta a técnica de programação da unidade, Roberta Assef.

Programação de abertura

O lançamento do projeto ocorre neste final de semana, dias 16 e 17, com cerca de 20 atividades gratuitas e abertas ao público, ocorrendo a partir das 9h30 de sábado, no Bosque. Além disso, as atividades se estendem ao longo do ano, acompanhando a programação de cada mês.

O biólogo Silvério Takao vai conduzir uma vivência de Observação de Aves no sábado e domingo, às 9h30. Já o permacultor Vinicius Pereira ministra uma oficina de Captação de Água da Chuva, no sábado às 10h. Neste mesmo horário, ocorre uma Caminhada de Identificação de Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais).

No sábado e domingo, a Feira de Produtos Agroecológicos fica montada das 10h às 18h, com produtores de agricultura orgânica da região. Já a vivência Túnel dos Sentidos, das 10h às 15h, estimula os participantes numa trilha natural cheia de cheiros, sons e sabores da roça.

Um grupo de escoteiros de Presidente Prudente também estará presente, num espaço para apresentar aos interessados algumas práticas do escotismo e seus objetivos.

Ainda tem oficina de desenho com observação da natureza, bordado em folha de árvore, passeio para conhecer as árvores frutíferas, contação de histórias, espetáculo infantil, show de forró, oficina de bomba de sementes, e construção de composteira doméstica.

SERVIÇO

Algumas das atividades têm vagas limitadas, por isso necessitam de inscrição antecipada. O Sesc Thermas é aberto a todo público e fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

Instalação
Florestar – áreas verdes educadoras
Visitação: terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis. Livre.

Vivência
Observação de Aves
Dias 16 e 17, às 9h30. Grátis. 16 anos.

Oficina
Captação de Água da Chuva
Dia 16, às 10h. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 16 anos.

Vivência
Caminhada de Identificação de Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais)
Dia 16, às 10h. Inscrições gratuitas no local. 16 anos.

Demonstrações
Cantinho dos Escoteiros
Dia 16, sábado, às 10h. Grátis. Livre.

Vivência
Túnel dos Sentidos: Saberes e Sabores da Roça
Dias 16 e 17, das 10h às 15h (a cada 30 minutos). Grátis. Livre.

Oficina
Flora: Desenhar para Conhecer
Dias 16 e 17, às 10h e às 13h. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 10 anos.

Feira
Mostra de Produtos Agroecológicos
Dias 16 e 17, das 10h às 18h. Grátis. Livre.

Vivência
Oráculo das Árvores
Dias 16 e 17, às 10h30 e às 13h30. Grátis. 14 anos.

Contação de Histórias
Salve Terra!
Dia 16h, às 15h. Grátis. Livre.

Vivência
Visita Mediada
Dia 16, às 15h30. Grátis. 12 anos.

Show
Forró Pé Na Terra
Dia 16, às 16h. Grátis. Livre.

Ateliê
Frotagem com Folhas e Madeira
Dia 16, sábado, às 16h. Entrega gratuita de senhas no local. 7 anos.

Oficina
Conhecendo as Árvores Frutíferas Nativas
Dia 17, às 10h. Grátis. Livre.

Vivência
O Senhor das Engenhocas
Dia 17, às 10h e às 13h. Grátis. Livre.

Oficina
Composteira Doméstica
Dia 17, às 14h. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. 16 anos.

Espetáculo
O Vale Encantado
Dia 17, às 15h. Grátis. Livre.

Oficina
Bomba de Sementes
Dia 17, às 16h. Entrega gratuita de senhas no local. 10 anos.