Sesc Thermas celebra mês do meio ambiente com discussões e atividades práticas

06/06/2019

 

Unidade será palco de reflexões, troca de ideias e experiências sobre temas socioambientais por meio de atividades gratuitas.

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Sesc Thermas de Presidente Prudente propõe identificar experiências transformadoras da realidade numa perspectiva ética e saudável. Por meio de atividades gratuitas, como bate-papo, oficina, curso e feira, o Ideias e Ações para um Novo Tempo busca contato direto com os protagonistas desta iniciativas e reflexão sobre conceitos e valores que os inspiram.

O projeto, vinculado ao programa de Educação para Sustentabilidade, mantido pela instituição, traz cerca de 200 atividades em todo Estado, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc em São Paulo. No Sesc Thermas, especialmente neste mês, o Florestar – áreas verdes educadoras integra a programação especial.

Nos dias 8 e 9, sábado e domingo, acontece um bate-papo sobre soberania alimentar, hortas urbanas e agroecologia, o Jardins Produtivos, conduzido pelo geógrafo Marcelo Lopes, professor e idealizador do ‘Quintal: Hortas e Jardim’, espaço integrador e gerador de práticas de educação ambiental profunda, produção agroecológica, resgate cultural e soberania alimentar.

Após a conversa, o público é convidado a participar de um plantio conjunto de espécies adequadas no mobiliário do Bosque, levando em consideração aspectos como insolação, umidade e consórcio entre estratos e espécies. A atividade acontece no Bosque, das 10h às 11h30, e conta com vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento; 16 anos.

O geógrafo ministra, ainda, o curso Horta em Mandala, que ocorre nos dias 15 e 16, 29 e 30, sábados e domingos, das 10h às 12h. Trata-se de um diálogo sobre agricultura tradicional, seus impactos e possibilidades. No Bosque.

A prática consiste na construção coletiva de uma estrutura de horta, com irrigação e preparo do solo, posterior reconhecimento das espécies, sementes e mudas, finalizando com plantio. Sob classificação etária de 16 anos, a atividade conta com inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

No domingo (9), também tem oficina de Arte com Papel Reciclado, com a arte-educadora Ivonete Alves. A vivência ensina a produzir papel reciclado utilizando jornais, revistas e folhas de cadernos usadas e fibras naturais.

Cada participante pode confeccionar suas folhas e acrescentar elementos da natureza como pétalas de flores ou corantes naturais de urucum e açafrão. Com início às 16h, o encontro é no Quiosque; inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

“As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras”, destaca Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Florestar – áreas verdes educadoras

A Feira de Produtos Agroecológicos chega a mais uma edição no sábado, dia 15. Realizada mensalmente, conta com a participação de pequenos agricultores da região, a fim de incentivar a economia solidária, a interação entre as pessoas e a valorização da produção local.

São hortifrútis – frutas, legumes e hortaliças – produzidos sob o conceito da agroecologia, que reúne práticas sustentáveis de manejo. E também produtos caseiros que estimulam a economia local. Das 9h30 às 16h, o encontro é no Bosque.

O público desfruta, ainda, de um mobiliário espalhado pelo Bosque, especialmente desenvolvido para a ocupação dos espaços para diversas atividades, além de leitura, fruição e contemplação da natureza. Totens poéticos e informativos estreitam a relação do público com o bioma local.

De uso livre, as peças ficam disponíveis das 8h às 20h, de terça a sexta, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Ideias e Ações para um Novo Tempo

 

Bate-papo – Jardins Produtivos

Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 10h às 11h30. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 16 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Oficina – Arte com Papel Reciclado

Dia 9, domingo, às 16h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: Livre.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Curso – Horta em Mandala

Dias 15 e 16, 29 e 30, sábados e domingos, das 10h às 12h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 16 anos.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Florestar – áreas verdes educadoras

 

Feira – Produtos Agroecológicos

Dia 15, sábado, das 9h30 às 16h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

 

Instalação – Florestar

De terça a sexta das 8h às 20h e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.