Sesc promove ações com projeto Lixo Menos é Mais

07/09/2019

Projeto ‘Lixo: Menos é Mais’ do Sesc Thermas busca estimular a consciência ambiental

Ação conta com espetáculo infantil, oficinas de aventais e pintura, além de customização de bonecos.

Certamente lugar de lixo não é nas vias públicas, estradas, praias, jardins, terrenos vagos. Embora seja um desafio, promover esta percepção é um dos objetivos do Sesc Thermas de Presidente Prudente por meio do programa ‘Lixo: Menos é Mais’. A programação, voltada à ideia de minimização e destinação responsável dos resíduos, conta com espetáculo e oficinas gratuitas.

O desenvolvimento da consciência ambiental desde a infância é um dos propósitos da ação. Para isso, a Cia Tugudum aporta na Área de Convivência nesta sexta (13) com o espetáculo ‘Dr. Plástico’, que discute sobre o surgimento do plástico, onde está e para onde vai, de forma lúdica e divertida.

Além disso, fala sobre as possibilidades de reutilização criativa deste material, com a visão de alertar sobre o problema de seu uso excessivo. Com início às 14h30, na Área de Convivência, o espetáculo é protagonizado por dois personagens, Dr. Plástico e o Mega Bolha, que tocam, cantam, atuam e dançam.

Dando nova finalidade a materiais de divulgação, os participantes da oficina ‘Acessório com Banner’ aprendem a confeccionar aventais a partir dessas peças, ressignificando sua utilização, que não o descarte. Conduzida pelo educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, a prática acontece sexta, às 10h30, na Área de Convivência.

No sábado (14), a artista plástica Juliana Scorza dá continuidade a uma das etapas da oficina ‘Acessório com Banner’, no Quiosque. Com ‘Pintura com Tinta Acrílica’, o público utiliza, a partir das 10h30, a técnica de pintura com tinta acrílica para incrementar os seus aventais confeccionados.

Às 16h, Juliana conduz a oficina de ‘Customização de Bonecos’ a partir de sobras de madeira, tampinhas, restos de tecido, botões, pedaços de linhas e outros adereços. A customização acontece no Quiosque.

Os 3 Rs da sustentabilidade

Assim como outras instituições públicas e privadas, o Sesc São Paulo adota três ações básicas relacionadas ao desenvolvimento de um mundo sustentável, os chamados ‘3 Rs da sustentabilidade’.

Encaixam-se nesse conceito a redução – gerar menos resíduos, aliviando o uso de água, energia elétrica, solo e outros recursos naturais; reutilização – quando não é possível reduzir, reaproveitá-los; e reciclagem – devolver materiais e produtos às indústrias para reduzir o consumo de matérias-primas.

Sob esse cenário, o projeto ‘Lixo: Menos é Mais’ reúne um conjunto de experiências individuais e coletivas no que diz respeito aos hábitos de consumo, geração e destinação responsável de resíduos, estimulando ações transformadoras para a minimização de impactos da ação humana no ambiente.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Lixo: Menos é Mais

Espetáculo – Dr. Plástico

Dia 13, sexta, às 14h30. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Acessório com Banner

Dia 13, sexta, das 10h30 às 12h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Pintura com Tinta Acrílica

Dia 14, sábado, das 10h30 às 12h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – Customização de Bonecos

Dia 14, sábado, das 16h às 17h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: Livre.