Sesau divulga balanço parcial da Campanha Contra Influenza e reforça importância da vacina

22/04/2019

 

 

A Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga nesta segunda-feira (22/04) o primeiro balanço parcial da 21ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza em Presidente Prudente. Entretanto, vale lembrar que a iniciativa, que teve início no dia 10 deste mês, foi destinada primeiramente aos três grupos que normalmente não atingem a meta preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que é de pelo menos 90% do número total.

Dessa forma, os números estão da seguinte maneira. No grupo de crianças de seis meses a menores de seis anos, foram vacinadas 1.948 das 14.292 que integram a faixa etária em Prudente, o que representa apenas 13,63%; no de gestantes, foram 500 das 2.156, o que contabiliza 23,19%; e no de puérperas, aquelas mulheres que tiveram bebês até 45 dias, foram 99 das 354, o que totaliza 27,97%.

“Tivemos uma baixa cobertura, por isso pedimos que essa população compareça a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para garantir a imunização contra a influenza, pois ela pode causar uma complicação, como a pneumonia, e levar até a morte”, explica Elaine Bertacco, supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

A VEM lembra ainda que hoje a Campanha Contra a Influenza está oficialmente aberta também aos demais grupos priorizados pela OMS e segue até 31 de maio. São eles: pessoas com mais de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas.

Além dos grupos citados, podem garantir a imunização contra a influenza as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, que devem apresentar a prescrição médica; bem como os profissionais das áreas de saúde e educação, sendo necessário apresentar um holerite comprovando a profissão em exercício.

“Embora a campanha tenha início para os demais grupos, a vacinação segue também para as crianças, gestantes e puérperas. Há mais de um mês para término da iniciativa, porém pedimos para que todos garantam a dose o quanto antes e não deixem para ir a uma unidade de saúde nos últimos dias, de forma até a evitar possíveis filas”, conclui.

Em Prudente, são 28 salas de vacinação espalhadas entre ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Essas, estão abertas sempre das 7h30 às 17h, com exceção de sábados e domingos, quando não abrem.