Semea informa recuperação de áreas verdes nos residenciais Novo Bongiovani e São Paulo

28/08/2019

 

 

Devido a focos de incêndio em áreas de Presidente Prudente, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), informa que a prática irregular é de longa data, “uma vez que o ser humano sempre a usou como forma de limpeza do meio ambiente, sem se preocupar com as consequências que o fogo causa ao meio ambiente e aos seres vivos”.

Somente nessa terça-feira (27/08), a Semea comunica que foram mais de cinco focos de incêndio em Prudente, em locais como os residenciais Novo Bongiovani e São Paulo. Em ambos os bairros, que ficam próximos, o diretor de Políticas Ambientais da secretaria, o biólogo André Gonçalves, comunica que a pasta em parceria com alguns moradores, com iniciativa do munícipe Matheus Galindo, fará um trabalho de recuperação das áreas com plantio de mudas nativas da região, como Ingá, Ipês, entre outras.

“Em diversos pontos do município e região, as matas estão sendo destruídas pelo fogo, muitas vezes criminoso. Quando o homem realiza a prática de queimadas, ele esquece que a população é totalmente dependente de ecossistema rico e equilibrado para sua
sobrevivência. Todos os componentes do meio natural têm a sua função. Para manter o equilíbrio do conjunto de seres vivos, não basta apenas manter as espécies vivas, mas sim manter equilíbrio sobre elas, pois se houver desequilíbrio todo sistema pode se perder”, explana André.

Sobre as queimadas recentes, a pasta informa que disponibilizou os caminhões-pipas para ajuda no combate. A Semea comunica ainda que as denúncias podem ser feitas no Corpo de Bombeiros, no 193, Polícia Ambiental, no 3906-9200, e no 156 da Prefeitura.