Semáforos de Presidente Prudente devem passar a funcionar com energia solar

22/03/2019

Executivo sanciona lei que determina uso de energia solar nos semáforos

Lei Nº 9.890/2019 de iniciativa da vereadora Elza do Gás foi publicada nessa quinta-feira no Diário Oficial

 

O prefeito Nelson Roberto Bugalho sancionou a Lei Municipal Nº 9.890/2019, de autoria da vereadora Elza Alves Pereira (Elza do Gás), que determina a utilização, preferencialmente, de energia solar para o funcionamento dos semáforos de Presidente Prudente.

O novo dispositivo, com data de 19 de março de 2019, foi publicado no Diário Oficial do Município nessa quinta-feira (21).

Conforme o texto, “os semáforos serão dotados de células fotovoltaicas para a conversão de energia solar em energia elétrica, que será armazenada em baterias próprias para esta finalidade”.

Além disso, a nova lei pondera que, para a aplicação da mesma, “dependerá de comprovação da existência de condições técnicas favoráveis e de viabilidade econômica para sua execução”.

Durante a tramitação ainda do Projeto de Lei Nº 738/17 na Câmara Municipal, a vereadora Elza do Gás ressaltou que a ideia tem o intuito de “estimular a reflexão sobre a matriz energética brasileira, que utiliza acanhadamente e até despreza energia solar, sabendo-se que no Brasil possui elevado grau de exposição à luz solar, fonte abundante de energia limpa e barata”.

Além do incentivo da mudança da matriz energética em Presidente Prudente, a vereadora também explicou sobre possíveis custos da implantação. “Após inúmeras pesquisas, ficou comprovado que o uso da energia solar acarreta uma economia de energia de até 90%. Isto indica que a utilização da energia solar resolverá o crescente problema de escassez de energia, proveniente de fontes hidroelétricas”, apontou Elza do Gás em sua justificativa do Projeto de Lei.

Veja nos arquivos em anexo o Projeto de Lei com sua justificativa e a Lei sancionada pelo Poder Executivo.