Prefeito anuncia que Hospital Regional será referência para tratamento de Covid-19

08/04/2020

 

Medida será tomada após formalização de decreto entre o Estado e o Hospital do Câncer

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (08/04) no Hospital do Câncer (HC) de Presidente Prudente, o prefeito Nelson Bugalho anunciou que recebeu a confirmação, por meio do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, que o Governo do Estado de São Paulo firmará um convênio com o hospital para que os pacientes oncológicos e de outras patologias, hoje em tratamento no Hospital Regional ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’, sejam transferidos ao HC.

Dessa forma, Bugalho pontuou que a intenção é desocupar leitos do Hospital Regional para que a unidade fique como referência no tratamento do coronavírus, a Covid-19, e reforçou que o HC não receberá pacientes suspeitos da doença. “O Governo Estadual informou que o convênio será formalizado o mais breve possível e os detalhes serão conversados entre o Estado e o Hospital do Câncer”, informou.

“A decisão desta forma torna o HC responsável por aquilo que deu origem a ele, que é o tratamento oncológico. Neste período de pandemia, outras patologias também serão direcionadas ao Hospital do Câncer, mas este é um esforço que todos temos de fazer para enfrentar essa pandemia. Isso dará tranquilidade aos prudentinos e munícipes de toda região por saberem que teremos uma estrutura hospitalar direcionada para o tratamento da Covid”, acrescentou Bugalho.

O presidente do Hospital do Câncer, Francelino Magalhães, afirmou que recebe a notícia de maneira satisfatória e que a mesma vem ao encontro da finalidade da unidade, que é o tratamento oncológico. “Se a demanda aumentar, poderemos destinar também à Santa Casa, por isso teremos novas reuniões para verificarmos o andamento de tais questões”.

Participaram ainda da reunião Felipe de Almeida e Paula, diretor clínico; Luiz Antonio Bugalho, diretor técnico; Danilo Hora, procurador jurídico; e Rodrigo Sala Ferro, infectologista, sendo todos profissionais do HC; e Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde de Prudente.