Saúde confirma mais 760 casos de dengue e aguarda novo repasse de inseticida do Ministério

19/06/2019

 

 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirma nesta quarta-feira (19/06) mais 760 casos positivos de dengue. Com isso, Presidente Prudente contabiliza agora 2.582. Do total, 19 são importados, vindos de outras localidades, e os demais, 2.563, contraídos no próprio município.

Há também 8.390 notificações. Neste número, estão incluídos os resultados positivos, negativos, os que aguardam parecer médico e até mesmo os inconclusivos, ou seja, aqueles exames que terão de ser refeitos.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a preocupação é que mesmo com as temperaturas mais amenas, os resultados positivos de dengue continuam saindo. “Em junho, era para estarmos com registros menores de casos. Em muitas situações, a família toda contraiu a doença. Orientamos que caso um familiar seja acometido pela dengue, os demais continuem se protegendo com repelente, vasculhem a residência e eliminem todos os criadouros, pois o mosquito pode ferroar a pessoa que está com dengue e transmitir às demais”, explica.

Entre as preocupações da VEM, está também o segundo período do ano com temperaturas mais elevadas. Segundo o órgão, caso os criadouros do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, não forem eliminados agora, a situação poderá se agravar e ser pior que em 2016, quando foram registrados quase 14 mil casos. “Temos que reduzir ao máximo a infestação”.

Por fim, o órgão revela ainda que Prudente não tem mais inseticida. “Hoje foi o último dia de inseticida e agora estamos no aguardo do Ministério [da Saúde] enviar aos municípios. Não podemos deixar o mosquito nascer, temos que eliminar criadouros”, conclui.