Reservistas das Forças Armadas devem se apresentar em dezembro para EXAR/2018

28/11/2018

Cidadãos que prestaram o serviço militar nos últimos cinco anos devem  atualizar seus dados junto às Forças Armadas a partir de 1º de dezembro.  A iniciativa faz parte do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR/2018), que é realizado anualmente, conforme prevê a Lei do Serviço Militar. 

A atualização dos dados cadastrais pela internet no site (www.exarnet.eb.mil.br) até 31 de Janeiro de 2019. Caso queira fazer pessoalmente, o reservista deve comparecer à última organização militar em que serviu de 9 a 16 de dezembro.

De acordo com o Segundo Tenente Delegado da 20ª Delegacia de Serviço Militar, Vicente Majela de Souza, a apresentação pela internet poderá ser realizada durante o ano todo, porém se realizada após o prazo previsto, o cidadão deverá pagar multa pelo atraso.  “Lembrando que a 5ª apresentação, obrigatoriamente, deve ser presencial”, informa.

O EXAR tem o objetivo de, através da convocação, avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.