“Rei e Rainha da Leitura” leem mais de 100 livros e surpreendem público

05/12/2018

Quantos livros você leu este ano? Dez, cinco, dois? Nenhum? O hábito da leitura, embora prazeroso e transformador, está cada vez menos comum em nossa sociedade. Mas as crianças da rede municipal de ensino estão dando a sua contribuição para mudar essa história.

O concurso “Rei e Rainha da Leitura”, desenvolvido pelo professor do programa Cidadescola, Itamar Xavier, tem o objetivo de aproximar os alunos do universo da literatura. Na noite desta terça-feira (04/12), houve a premiação dos estudantes que leram mais livros durante o ano letivo.

Os recordistas foram os pequenos Glória Kimberli, aluna da escola municipal Ettore Marangoni, do distrito de Montalvão, e Thiago Nascimento dos Santos, da EM José Carlos João. Juntos, eles leram mais de 100 livros em 2018, um desempenho comprovado por meio das fichas que eram preenchidas a cada novo título literário que eles concluíam.

O público presente na cerimônia ficou boquiaberto com o tamanho do feito alcançado pelos alunos, que foram aplaudidos de pé enquanto recebiam as coroas de rei e rainha. Eles também ganharam uma bicicleta de presente.

A mãe de Glória, a dona de casa Suelen Graziele, de 32 anos, disse que a menina se tornou um estímulo para toda a família. “Eu fiquei muito orgulhosa e impressionada com a dedicação dela. Todo dia ela trazia um livro pra casa e nós líamos juntas. Eu também sempre gostei de ler, mas confesso que não tinha esse ‘pique’ que minha filha mostrou. Graças a ela, eu descobri de novo o prazer da leitura”, disse.

O próprio professor Itamar se disse surpreso com o envolvimento das turmas com o projeto. Segundo ele, o concurso superou as expectativas e mostrou que uma simples ideia pode transformar pequenos alunos em grandes leitores.

Além de Tiago e Glória, outros dois meninos e duas meninas também foram homenageados na solenidade, ocorrida no auditório da Fundação Inova Prudente.

Presente ao evento, a secretária de Educação Sônia Maria Pelegrini, “Nossos alunos não cessam em dizer o quanto gostam de estar aqui, bem como seus familiares e nós enquanto Pedagogos e Educadores podemos constatar o quanto aprenderam e puderam agregar novos conhecimentos e saberes nas mais diferentes áreas, e que os carregarão para sempre em suas vidas”, encerrou a secretária.

Noite agitada

 

Durante a noite, também foi realizado o lançamento do HQ (História em Quadrinhos) Lixo que fala, com noite de autógrafos. O HQ conta a história de consumo e descarte adequado dos materiais recicláveis.

Houve ainda o sorteio da campanha de arrecadação de tampinhas, que culminou com a montagem de um painel de 8x20, utilizando 150 mil tampinhas. Foram sorteados três tablets e telas feitas pelo professor Itamar e pelo artista plástico João Célio.