Redes sociais, oficinas de lettering e planner semestral no Sesc

15/08/2019

Curso discute uso seguro de redes sociais no Sesc Thermas

Oficinas de lettering em giz e planner semestral compõem a programação gratuita do Espaço de Tecnologias e Artes da unidade.

Ao longo deste mês, o Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Thermas de Presidente Prudente é tomado pela criatividade das artes manuais com as oficinas de lettering em giz e planner semestral. É palco, ainda, do curso ‘Net com Responsa’, que tem como preceito a utilização segura das redes sociais, bem como aspectos do jornalismo e publicidade voltados à análise e produção de conteúdos. O público desfruta da programação gratuitamente.

É entendido como cyberbullying todo tipo de violência praticada contra alguém no espaço virtual, através das redes sociais e tecnologias relacionadas. Por alcançar proporções inimagináveis, esses ambientes tornam-se hostis e são cada vez mais habitados por bullies (agressores).  

Pensando nisso, o Sesc Thermas oferece o curso ‘Net com Responsa’. Destinado a um público previamente fechado por jovens, nos encontros são apresentadas campanhas e material didático sobre o cyberbullying, e como adotar melhores práticas para utilização segura das redes sociais, com ênfase no Facebook. “É uma proposta voltada a uma demanda que as escolas têm, via legislação, sobre conceitos de educação digital”, comenta o educador do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc, Leandro Barbosa.

Os participantes também realizam exercícios e dinâmicas para incorporar os conceitos aprendidos. Como atividade prática, debatem o uso de fake news e seus efeitos, bem como aprendem alguns preceitos do jornalismo e da publicidade na análise e produção de conteúdos, além de discutirem a ética na construção da verdade por meio de técnicas com cartazes e colagem.

“O objetivo do curso é fazer com que o pensamento do jovem se torne mais crítico em relação ao que ele tem de informação pela internet, que ele aprenda a verificar a veracidade das informações sem ser manipulado, e que tenha uma postura ética e responsável diante das redes sociais”, completa o educador.

Oficinas

A criatividade rola solta com a oficina ‘Lettering em giz’. Conduzida pelo webdesigner e especialista em Artes Visuais Mauro Taschetto, a prática, que acontece nos dias 17 e 18, e conta com inscrições gratuitas na Central de Atendimento, visa que os participantes aprendam o desenho de letras, planejamento de composição, execução e acabamento.

Das 14h às 17h, são apresentadas e aplicadas técnicas do lettering, entendida como a arte de desenhar letras, desenvolvida sobre uma lousa, usando giz escolar.

O próximo fim de semana é marcado pela oficina de ‘Planner semestral’. Baseado no pensamento praticamente universal de organização a cada novo período, a oficina propõe a construção de um planejador semestral, feito com técnicas de encadernação artesanal, e é ministrada pelo bacharel em Artes Visuais e professor de Desenho Artístico Willian Andrade, nos dias 24 e 25. As inscrições são feitas na Central de Atendimento, de graça.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Espaço de Tecnologias e Artes

Oficina – Lettering em giz

Dias 17 e 18, sábado e domingo, das 14h às 17h (turma única).

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: 14 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

 

Curso – Net com responsa

Dias 20, terça e 28, quarta, das 14h às 16h (turma única).

No Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

Classificação etária: 14 anos.

Turma previamente fechada.

 

Oficina – Planner semestral

Dias 24 e 25, sábado e domingo, das 9h30 às 12h30 (turma única).

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Classificação etária: 12 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.