Rede municipal realiza atividades de conscientização contra trabalho infantil

12/06/2019

“Não é questão de querer/ Nem questão de concordar./ Os diretos das crianças/ Todos têm de respeitar.” O trecho do poema “Direitos da Criança”, da escritora Ruth Rocha, foi interpretado na íntegra pelos alunos do 5º da Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, na zona leste da cidade, durante as atividades alusivas ao Dia de Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado em todo o mundo nesta quarta-feira (12/06). Todas as 31 escolas de ensino fundamental da rede municipal realizaram ações relacionadas à data.

Mais de 150 crianças lotaram o pátio da escola participarem da atividade, conduzida pela assistente social da Secretaria de Educação (Seduc) e membro do FPETI - Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e região, Rita de Cássia Gonçalves. A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, também participou do evento.

Além da leitura do célebre poema de Ruth Rocha, alunos do 3º ano encenaram uma peça teatral intitulada “Diário da Mariinha”, que narra as angústias e o sofrimento de uma criança submetida ao trabalho doméstico. A criançada também assistiu a um vídeo de sensibilização e conscientização sobre o trabalho infantil.

“Criança tem apenas que estudar e brincar. Essa é uma fase de suma importância na vida, em que são desenvolvidas habilidades que farão a diferença no futuro, quando se tornarem adultos”, frisou Pelegrini.