Rap em português e guarani com Brô MC's

23/04/2019

 

Em português e guarani, grupo de rap formado por indígenas faz show no Sesc Thermas

Brô MC’s se apresenta neste sábado, às 16h, na Área de Convivência da unidade. Última semana do Abril Indígena é recheada de atividades gratuitas.

Sesc Thermas de Presidente Prudente promoveu, durante o mês de abril, inúmeras atividades relacionadas aoAbril Indígena e nesta semana encerra o projeto com as oficinas zarabatanaadornos corporais e confecção de pulseira do povo Kaingang; além do show com Brô MC’s. Programação gratuita para todas as idades.

“Porque minha fala é forte e está comigo / Falo a verdade, não quero ser que nem você / Canto vários temas e isso que venho mostrando / Voz indígena é a voz de agora”, o trecho da música “Koangagua” (Nos dias de hoje), do grupo Brô MC’s ilustra a realidade dos povos indígenas que lutam pra manter vivos seu lugar e sua cultura.

Composto por quatro jovens indígenas Guarani Kaiowá da Reserva de Dourados (MS), o grupo faz rap em português e em guarani, mistura inédita no país. As rimas falam do preconceito que sofrem, da luta do povo indígena e sua história, apresentando, sobretudo, um povo guerreiro.

Entendendo as manifestações culturais como resultado das interações de sujeito e espaço, e com a ideia de perpetuação da existência de seu povo, Brô MC’s nasce em 2007, com as primeiras composições de seu fundador Bruno Veron, relatando a realidade da aldeia sob o seu ponto de vista.

Em 2008, seu irmão Clemerson Batista Veron se junta a ele para dar continuidade ao projeto, assim como os também irmãos Kelvin Peixoto e Charles Peixoto. A partir de então, os jovens mudam o rumo de suas vidas ao escolher trilhar o caminho da música.

Eles cantam, vivem e vestem a cultura hip hop. Ela é refletida em seu estilo, letras, na forma de dançar, se comportar e pensar. Logo, os frutos do trabalho do grupo são vistos. Ainda em 2008, é convidado pelo coordenador estadual da Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul, Higor Lobo, a participar da música “No Yankee”, mesclando português com guarani.

Com essa música o Brô MC’s consagra-se vencedor do Festival Rap Popular Brasileiro e o direito de representar o estado na final nacional do Festival no Rio de Janeiro em 2009. Em dezembro do mesmo ano, lançam seu primeiro CD no Festival Conexão Hip Hop, em Dourados. A ideia da gravação surgiu durante as oficinas de hip hop na aldeia indígena Jaguapirú.

Apresentaram-se, também, nos Arcos da Lapa (RJ), São Paulo e na posse da presidenta Dilma em Brasília (DF); e agora, marcam presença no Sesc Thermas de Presidente Prudente neste sábado (27), às 16h, na Área de Convivência, de graça. Após a apresentação, os integrantes do grupo farão um bate-papo com o público.

OFICINAS

Na sexta-feira (26), os indígenas Krenak comandam a oficina de Zarabatana, que eram armas utilizadas por povos indígenas da América do Sul para caçar pequenos animais, com setas leves providas de pontas embebidas em substâncias tóxicas de plantas.

Nesta oficina, que tem início às 13h30, no Quintal, os participantes confeccionam o seu próprio instrumento. Com vagas limitadas, as inscrições são realizadas gratuitamente na Central de Atendimento. 

O povo Krenak da Terra Indígena Vanuíre trabalha há duas décadas com a revitalização de sua cultura, costumes e língua materna de forma construtiva. Portanto, às 15h30, é a vez de produzir brincos com a oficina de Adornos Corporais.

Conduzida, ainda, pelos indígenas Krenak, o público confecciona brincos típicos desta tradição. A prática ocorre no Quintal e conta com vagas limitadas. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Já no sábado (27) as indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo coordenam a Confecção de pulseira do povo Kaingang

Relatos históricos de pesquisadores registram a riqueza das artes e da cultura material Kaingang. O artesanato indígena é parte da manutenção desta cultura, tais como brincos, pulseiras, colares e peneiras, sendo a principal fonte de renda e subsistência das aldeias.

Nesta oficina, os participantes confeccionam pulseiras a partir dos elementos da estética do povo Kaingang e suas técnicas. Começa às 13h30, no Quiosque. Mas atenção, para participar é necessário se inscrever na Central de Atendimento, de graça.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa do Abril Indígena, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Abril Indígena

Oficina – Zarabatana

Dia 26, sexta, às 13h30. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Adornos Corporais (Brincos)

Dia 26, sexta, às 15h30. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Confecção de pulseira do povo Kaingang

Dia 27, sábado, às 13h30. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: Livre.

Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento

 

Show – Brô MC’s

Dia 27, sábado, às 16h. Grátis.

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.