Prudente tem quarta melhor governança do Brasil entre cidades até 300 mil habitantes

14/06/2019

 

 

Foi divulgado o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA). Com base no ano de 2018 e com nota geral de 8,22, Presidente Prudente desponta entre as cidades de 100 a 300 mil habitantes do Brasil e fica na quarta colocação. Estreitando para o Estado de São Paulo, a Capital do Oeste Paulista garantiu o segundo melhor índice.

Em relação a nível nacional, entre as cidades acima de 100 mil habitantes, e com limite máximo de moradores, Prudente ficou na 11ª colocação entre 155 avaliadas e está à frente de municípios como Bauru (16ª), Barretos (19ª), Londrina (20ª), Marília (31ª), entre outras. Segundo informações do site, o IGM-CFA é uma métrica de governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões, sendo Finanças, Gestão e Desempenho.

O IGM leva em consideração ainda áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência, entre outras. Afirmando ainda que o índice será atualizado anualmente, o site traz a informação de que o banco de dados foi extraído de bases públicas como STN (Secretaria do Tesouro Nacional), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento),Datasus, Ministério Público Federal, Sistema Firjan, entre outros.

Para o CFA, o IGM colabora com os gestores municipais, “pois os ajuda a visualizar a necessidade e/ou boas práticas da região”; os cidadãos, “uma vez que estimula a participação social contribuindo para integração entre governo e sociedade”; setor privado, “o orientado nas ações voltadas ao desenvolvimento”; e pesquisadores, “possibilitando diversas análises sobre os municípios, estados e regiões brasileiras, sendo possível identificar exemplos de boas práticas e os desafios enfrentados”.

Conforme o prefeito Nelson Bugalho, a classificação de Prudente representa que a Administração Pública tem trabalhado no caminho correto e comprometida em melhorar cada vez mais a qualidade de vida do cidadão. “O índice foi realizado por uma instituição independente, apartidária e de credibilidade, o que evidencia a veracidade dos dados apresentados. Ficamos contentes com a nota de Prudente e vamos trabalhar cada vez mais em prol do munícipe, o que resultará em índices melhores”, comemora.