Prudente permanece no Mapa do Turismo Brasileiro com uma das melhores classificações

27/08/2019

 

 

Presidente Prudente se mantém entre as cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2019 a 2021, que incluiu 2.694 municípios de 333 regiões turísticas do país. A capital do Oeste Paulista atendeu aos requisitos exigidos pelo Governo Federal e se manteve na categoria ‘B’, de uma escala que vai de ‘A’ a ‘E’, e engloba os municípios com o segundo maior fluxo turístico doméstico e ocupações formais no setor de hospedagens e serviços.

O titular da Setur (Secretaria de Turismo) de Presidente Prudente, Paulo Silvio Sanches, diz que integrar o Mapa com a segunda melhor classificação confere ainda mais credibilidade ao município para pleitear mais investimentos junto ao MTur (Ministério do Turismo). “O Governo está satisfeito com a avaliação, pois com argumentos mais ricos para pleitear recursos, fortalecemos o município com ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção de roteiros turísticos”, pontua.

Exemplificando, o secretário cita o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) que está em nova gestão e em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. “Vamos desenvolver diversas ações, buscando fortalecer o setor. O prefeito Nelson Bugalho tem contribuído para este desenvolvimento e determinado a busca de parcerias e a aproximação do setor privado com o público”, acrescenta.

 

Mapa do Turismo – para permanecer no Mapa, o município atendeu requisitos como: orçamento próprio destinado ao turismo; prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo; ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, “visto que este é o primeiro passo para o desenvolvimento integrado da atividade turística”.

Sobre a infraestrutura de Prudente, a Setur pontua que a cidade conta hoje com cerca de 30 hotéis, “mais de mil leitos, um grande e rico roteiro gastronômico, um calendário de eventos que contribui com o setor, além do amplo serviço de compras que fortalece a cidade”.