Prudente participa de talk show sobre políticas de incentivos para startups em Londrina

07/03/2019

O Governo de Presidente Prudente será representado nesta sexta-feira (08/03) no Talk Show ‘Política Municipal de Incentivos Fiscais para Startups’. O evento será às 9h, na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Campus Londrina. Na ocasião, deverão participar autoridades municipais, empreendedores, investidores e acadêmicos, entre outros.

De acordo com o titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que representará a capital do Oeste Paulista, a participação de Prudente é para apresentar o que a Administração Pública tem realizado nos últimos anos para fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação, ou seja, “ações e resultados”.

Durante o evento, conforme ele, o principal instrumento a ser apresentado é a criação da Fundação Inova Prudente, “considerada um hub, já que tem conectado a academia, professores, alunos, investidores, empresários, empreendedores, pesquisadores e o público”.

Já no período vespertino, às 14h, o secretário se reunirá com o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, bem como com o diretor-presidente e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Codel (Companhia de Desenvolvimento de Londrina), Bruno Ubiratan e Renata Passi, respectivamente, além de demais autoridades.

Na reunião, serão apresentadas as últimas iniciativas do Governo Municipal, como a Lei Municipal de Inovação; a regulamentação dos coworkings, que permite até a criação de empresas em ambientes virtuais; até o mais recente, o InovaTec, cujo programa prevê isenção de tarifas, taxas municipais e redução de 60% na base de cálculo do ISS (Imposto Sobre Serviços) a startups; entre outras ações.

“Essa integração é importante, pois muitos dos projetos desenvolvidos em Londrina podem ser de interesse da comunidade de Prudente, e vice-versa. Londrina é uma grande cidade e tem um ecossistema ativo, o que faz com que recebamos o convite para mostrar nossas ações com muita satisfação”, enaltece Alessi.

O coordenador da Aceleradora Hotmilk da PUCPR, Cristiano Teodoro Russo, diz que Londrina é uma cidade em destaque nacional no ecossistema de empreendedorismo e inovação, principalmente quando se trata de startups. Segundo ele, o município ocupa um lugar relevante no último levantamento da ABS (Associação Brasileira de Startups), sendo a principal cidade em densidade de startups do Paraná.

“Este dado aponta para uma crescente, a descentralização dos negócios de inovação e empreendedorismo. O interior está mostrando a sua força, não estamos mais restritos a capitais. Por isso a importância de fazer um bate papo com uma cidade do interior de São Paulo que está construindo, com apoio do Poder Público, um modelo sustentável para o ecossistema empreendedor e para as startups”, avalia.

O Talk Show contará ainda com a participação do coordenador Toledo Prudente e gestor de Ambientes de Inovação, Luís Isique, e do diretor da Codel, Bruno Ubiratan. O evento é realizado pela Aceleradora Hotmilk da PUCPR – Campus Londrina com apoio da Codel, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), APL de TIC, Comunidade Red Foot e Smart Value Investment.

 

Curiosidade – Hub é um termo emprestado da tecnologia da informação, precisamente do Setor de Rede de Computadores, que nada mais é que um equipamento capaz de conectar vários outros equipamentos. Dessa forma, a Inova tem sido considerada um hub por conectar os vários atores que fomentam o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Prudente.