Prudente contabiliza 5.330 casos de dengue; Epidemiológica segue com trabalhos de rotina

06/08/2019

 

 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza nesta terça-feira (06/08) o número de casos positivos de dengue em Presidente Prudente. Até o momento, são 5.311 catalogações autóctones, contraídas no município, e outras 19 importadas, vindas de outras localidades. Somadas, são 5.330 confirmações. Além disso, há outras 1.900 notificações aguardando resultados.

Embora o número seja significativo, a educadora da VEM, Maria Clara Sahu, conta que as últimas semanas epidemiológicas registraram queda considerável na confirmação de casos positivos. A exemplo, ela cita que na semana passada, de 59 notificações, apenas três foram confirmadas.

“Há um declínio nas confirmações, mas não tivemos interrupção da transmissão e os agentes ainda estão encontrando foco do mosquito [Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya]. Este período [com ventos e baixa temperatura], não é favorável para o mosquito agir, mas já trabalhamos pensando a partir de setembro, quando as temperaturas voltam a ficar elevadas”, pontua.

Por fim, a VEM conta ainda que os trabalhos de rotina, como a visita casa a casa e a aplicação de larvicida, seguem normalmente, além do BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros) e do recolhimento de materiais inservíveis nos bairros de Prudente. “Tudo de forma a minimizar a infestação. Temos que mobilizar a população agora para que o próximo período não seja crítico”.