Oficinas do Sesc Thermas abordam fotografia contemplativa e técnicas de tingimento japonês

12/03/2020

Programação integrante do Espaço de Tecnologias e Artes conta com participação gratuita e inscrições pelo portal.

Já se imaginou tingindo tecidos somente com uma planta? No Sesc Thermas de Presidente Prudente, além de aprender sobre essa técnica japonesa, o público entende o contexto histórico, político e cultural do tingimento e da interferência têxtil do índigo japonês por meio de uma oficina gratuita. Com vagas limitadas, ela acontece dias 28 e 29 e conta com inscrições no portal sescsp.org.br/prudente, sob classificação etária de 18 anos.

Uma folha verde que fica azul e tem seu pigmento extraído ou concentrado para tingir tecidos. Parece simples, mas não é. Isso porque a extração da cor azul do índigo japonês, planta utilizada para a oficina, leva em média um ano.

Conduzida pela Design de Moda Kirianne Miasaki, a prática busca promover o contato entre público e o índigo japonês à medida em que compartilha histórias e rituais orientais envolvidos em sua preparação, perpassando China e Japão até chegar no Brasil. Além disso, trata da consciência social e ambiental sobre consumo, da autonomia na produção e transformação a partir do fazer manual e da reflexão sobre riqueza natural.

“O índigo japonês e o tingimento azul vieram para que eu criasse uma ligação de paz com meus antepassados”, afirma Kirianne, descente de japoneses que morou no país e trabalhou longas jornadas em fábricas de eletrônicos, o que, segundo ela, não era a realidade que gostaria de ter experimentado.

Em 2016, já no Brasil e pesquisando sobre a planta, ela descobriu uma fazenda no Japão que fazia todo o processo de extração do pigmento. “Percebi que depois de dez anos era a minha a chance de fazer as pazes com as minhas memórias dos três anos que vivi lá”, relembra.

“Foram 30 dias ressignificando lembranças, percebendo o quanto ainda entendia japonês e construindo uma nova história sobre a minha ancestralidade. Na volta para o Brasil só tinha um desejo: ter uma plantação de índigo e documentar todo o processo de extração do pigmento azul”, completa a Design. O resultado foi o documentário ‘Filme Índigo’, produzido com o apoio do edital da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Além de ensinar a técnica de preparo, a oficina ‘Tingimento e Estamparia com Índigo Japonês’ promove o conhecimento sobre seu uso em estamparia de origem japonesa e pode ser conferida dias 28 e 29, sábado e domingo, a partir das 9h30, no Quiosque do Sesc. Mas atenção: para participar é necessário ser maior que 18 anos e realizar a inscrição gratuita por meio do portal sescsp.org.br/prudente, com vagas limitadas.

Fotografia contemplativa

Já neste fim de semana, o público aprende sobre uma vertente diferente da fotografia. Com a oficina ‘Fotografia Contemplativa’, o jornalista, fotógrafo e especialista em fotografia em dispositivos móveis Rodrigo Falcão ensina os princípios desta modalidade em que corpo e mente precisam estar alinhados para uma observação única do ambiente e da relação que se constrói com ele.

Divididos em duas turmas, a ideia é que, com a utilização de seus próprios smartphones, os participantes treinem o olhar para contemplar os espaços verdes da Unidade e produzir imagens.

Também com vagas limitadas e inscrições gratuitas pelo portal sescsp.org.br/prudente, a primeira turma da oficina participa neste sábado (14), e a segunda, domingo (15), ambas às 9h30, com classificação etária de 16 anos.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Tecnologias e Artes

Oficina – Fotografia Contemplativa

Turma 1: Dia 14, sábado, das 9h30 às 12h30. Grátis.

Turma 2: Dia 15, domingo, das 9h30 às 12h30. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 16 anos.

Vagas limitadas. Inscrições no portal sescsp.org.br/prudente.

 

Oficina – Tingimento e Estamparia com índigo Japonês

Dias 28 e 29, sábado e domingo, das 9h30 às 12h30. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: 18 anos.

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas no portal sescsp.org.br/prudente.