Projeto QAP viabiliza aula prática para produção de queijo maturado

26/04/2019

 

Nesta sexta-feira (26) cerca de 30 produtores de leite de vários municípios da região participaram de uma aula prática para produção de queijo maturado, viabilizada através do projeto Queijo Artesanal do Pontal do Paranapanema (QAP). A formação, que é uma iniciativa do Governo de Presidente Prudente, em parceria com o a Etec (Escola Técnica Estadual) e Fatec (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), Cati (Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo) e a Cooperativa de Crédito Sicredi, conta também com aulas teóricas.

“Como teve uma grande procura, dividimos as turmas para facilitar o aprendizado.  O objetivo do projeto é ensinar os produtores a fazerem o queijo maturado com selo de qualidade, uma vez que o aperfeiçoamento da técnica pode gerar renda para os mesmos”, explica a coordenadora de agricultura da Sedepp - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Liliane Maciel.

Maria do Rosário, da cidade de Rosana, afirmou que trabalha há muito tempo com o queijo “O Curso foi muito proveitoso, gostei muito porque temos uma Associação de Mulheres, com cozinha estruturada e ficamos contentes com essa oportunidade. Professores foram bem didáticos, estou feliz por estar aqui”.

Já André Cestari, de Nantes, disse que o curso irá agregar valor à produção dele. “É importante adquirir conhecimentos para produzir um produto padronizado com as técnicas adequadas”, finaliza.

A produção segue uma sequência até chegar ao ponto de ser degustado. Normalmente, a maturação ocorre em 45 dias. “Faremos um novo encontro no final do mês de maio para fazer a degustação do queijo produzido pelas duas turmas do curso. Teremos ainda, marcada para o dia 24 de Maio mais uma formação para técnicos participantes do projeto”, explanou Liliane.

Sobre:

O Projeto QAP é do Governo de Presidente Prudente e visa agregar valor ao leite e transformar a região em produtora de queijo de qualidade. O foco também é cooperação entre os municípios da região de Presidente Prudente e do Pontal do Paranapanema para criar um ambiente favorável à inovação entre produtores de leite, técnicos agropecuários, órgãos de assistência técnica e extensão rural, dos poderes públicos, cooperativas agrícolas, associações de produtores rurais, sindicatos, laticínios, universidades, órgãos de pesquisa, empresas comercializadoras e organizações que estimulem a produção do queijo artesanal.