Projeto na Escola Clotilde dá novo colorido para muro da escola e resgata memória afetiva dos moradores

07/12/2018

Muitas gerações trazem na memória como  boas  lembranças da infância as brincadeiras antigas, como “Balança Caixão”,  “ Dança das Cadeiras”, “ Beijo , Abraço, Aperto de Mão”, “ Queimada”.  E é este sentimento que a criatividade do Professor Itamar Xavier,  do Programa Cidadescola, da Seduc- Secretaria Municipal de Educação,  quer resgatar nos moradores das  proximidades da Escola Municipal Clotilde Veiga, mais conhecida como creche Clotilde com o projeto “ Libere a Criança que Existe em Você”.

Por meio do projeto o professor Itamar Xavier criou painéis coloridos no muro da Escola que retratam personagens das história em quadrinhos como  Garfield, Rabujento, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, Dora Aventureira, Perna Longa, Gato Félix , Coragem  o Cão Covarde. Nas  calçadas  foram criados  Amarelinha e Caracóis Lúdicos.

“ Queremos interagir não só com os alunos da escola, que adoraram a novidade e se divertiram com todo o processo de criação, como também com a população do entorno. A direção da escola me convidou para realizar este painel e eu  vi na proposta uma oportunidade de fazer uma intervenção no bairro, e regatar estas lembranças tanto dos personagens infantis como das  brincadeiras folclóricas mais antigas, que ficam no imaginário dos adultos. No caso das amarelinha e caracol é uma forma de trabalhar nas crianças a matemática, a coordenação motora, o equilíbrio e movimento”, disse o professor Itamar Xavier, autor dos desenhos.

A  Escola Clotilde Ribeiro de Barros foi municipalizada em 2011 e antes era uma entidade filantrópica. O local, situado na rua Neófita Nascimento, na Vila Santa Tereza, atende 201 crianças de 4 meses a cinco anos de idade.