Projeto Camerata ganha 14 novas violas digitais e ampliará número de vagas para aulas

10/08/2019

 

 

O secretário municipal de Cultura José Fábio Sousa Nougueira recebeu na tarde desta sexta-feira (09/08), o prefeito Nelson Bugalho e o vereador Natanael Gonzaga na Escola de Artes ‘Jupyra Cunha Marcondes’, no Centro Cultural Matarazzo. O motivo da visita foi a entrega oficial de 14 violas que agora poderão ser usadas pelos alunos do  Programa ‘Camerata de Cordas Brasileiras’ de Presidente Prudente.

A compra das violas digitais, que possuem afinadores de alta qualidade, foi possível por meio de uma emenda impositiva do vereador Natanael Gonzaga, que destinou R$ 5 mil para a compra dos instrumentos.

O programa, criado pelo prefeito por meio do decreto de N° 29.609/2019, promove cursos de viola e violão totalmente gratuitos para 81 alunos. Agora, com os novos instrumentos, será possível atender mais de 100 alunos de qualquer faixa etária .

“Estou muito realizado em poder ajudar, sei que a música é fundamental para a formação das crianças, dos jovens e dos adultos, e sei que o programa é oferecido em vários bairros de Prudente. É uma grande satisfação poder colaborar com este programa tão bonito que leva alegria para tanta gente por meio da música”, disse o vereador.

O secretário de Cultura lembrou que foi uma grande conquista a aquisição dos instrumentos e explicou que houve um empenho de todos para conseguir por meio de parceira otimizar a verba impositiva para comprar um número maior de instrumentos.

“Estamos muito surpresos, pois é um programa que tem a participação de alunos de 7 a 78 anos, e nasceu do idealismo de dois professores que estão aqui hoje, sendo o Bruno Sanches e o Anderson Chizzolini”, afirmou.

O prefeito disse que é significativo o número de novos instrumentos comprados e a agradeceu o vereador Natanael Gonzaga pela destinação dos recursos. O chefe do Executivo lembrou que o parlamentar apoiou recentemente o Festival de Música de Prudente. Bugalho aproveitou a oportunidade para parabenizar a todos que contribuem para o incentivo da cultura do município.

O Programa ‘Camerata de Cordas Brasileiras’ é realizado nos espaços das praças da juventude ‘Lucas Nalini Paschoalin’, na Cohab, ‘Jaime Barbosa de Moura’, no Humberto Salvador, além da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados ‘Samoel Brondi’), no Parque Alvorada, e do Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”.

Durante o evento, o público, formado principalmente por professores e pais de alunos, assistiu a apresentação de dois mestres dos instrumentos de corda: os artistas e servidores do município Bruno Sanches, professor de viola, e Anderson Chizzolini, professor de violão.

Também participou do evento o diretor da escola de Artes ‘Jupyra Cunha Marcondes’, Marcelo Martins, e representantes das coordenadorias onde são realizadas as aulas do programa.