Procon de Prudente realiza 11.295 atendimentos aos cidadãos em 2018

22/01/2019

Importante instrumento para garantia dos direitos do consumidor, o Procon de Presidente Prudente realizou, em 2018, um total de 11.295 atendimentos ao cidadão, seja presencialmente ou pelo portal online. A unidade funciona no antigo prédio da estação ferroviária e garante ao munícipe o encaminhamento de sua demanda às instituições ou empresas reclamadas, que têm prazo máximo de 10 dias para apresentar suas explicações.

A agilidade do serviço é uma das grandes virtudes do Procon-PP. De acordo com a coordenadora do órgão, Mariane Furuzawa, por meio do portal Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, o consumidor pode acompanhar passo a passo o andamento de sua reclamação. Por meio dele, também, as empresas cadastradas recebem e respondem às demandas, o que torna o processo muito mais célere.

Mariane esclarece que todas as grandes empresas e prestadoras de serviços estão inseridas no Sindec. Em casos excepcionais, quando ela não está ligada ao sistema, o pedido de informações é encaminhado via correios, com prazo de 30 dias para apresentação de resposta.

Entre os mais de 11 mil atendimentos prestados no ano passado, a área campeã de reclamações é a de assuntos financeiros, com 2.630 reclamações. “Normalmente são cobranças indevidas no cartão de crédito, mudança de planos sem comunicar o cliente, ou taxas de juros abusivas em empréstimos, entre outras queixas”, explica a coordenadora. Os idosos continuam sendo as principais vítimas dessas ocorrências envolvendo instituições bancárias.

Em seguida, aparecem os serviços essenciais, com 2.580 queixas. Aqui, destacam-se os serviços de telefonia – fixa e móvel – que rendem dezenas de demandas diariamente ao Procon.

Conforme a chefe do Procon prudentino, os esforços da instituição visam evitar a judicialização daquela queixa, o que tornaria o caso muito mais moroso e complexo. Segundo ela, boa parte das questões é resolvida logo na etapa preliminar, quando o órgão solicita esclarecimentos da empresa reclamada. Caso contrário, convoca-se uma audiência de conciliação para tentativa de acordo. Em 2018, foram realizas 574 audiências, ou seja, apenas 5% do total de demandas recebidas no ano.

 

Formação

Além do atendimento das demandas presenciais e enviadas via portal eletrônico, o Procon prudentino tem ainda um importante papel formativo, ao participar de campanhas e ações de orientação dos consumidores. Os trabalhos, segundo Mariane, ocorrem em parceria com a regional prudentina do Procon-SP.