Primeira Semana Municipal de Ciência e Tecnologia começa com palestra e workshop

15/10/2018

 

 

Primeiro dia terá ainda inauguração e palestra com ex-CEO da Bombril

 

A primeira Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento teve início na manhã desta segunda-feira (15/10) na Fundação Inova Prudente. Até agora, já foram duas ações. A palestra ‘Como conseguir investimento em minha startup?’, com Thiago Matsumoto da Dodeka Investimentos, e o workshop ‘Conceitos básicos de Scrum utilizando a ferramenta Trello’, com a facilitadora Ana Cristina Cardoso Coimbra.

Conforme Thiago, que abriu a Semana de Ciência e Tecnologia, é difícil conseguir investimento para startup, mas o processo fica mais fácil se a empresa estiver preparada e com o requisito principal que é resolver um problema. “O investidor precisa de retorno. Se a startup quer crescer, alavancar e ser escalável, precisa resolver um problema. Dessa forma, terá cliente e conseguirá investidor”.

Ele diz ainda que o workshop foi no sentido de ajudar as startups a terem projeto e pensar em estratégias de como atrair o investimento, já que explanou também sobre como o investidor pensa e enxerga uma startup. Além disso, apresentou vários cases de sucesso nacionais. “Diversas startups já são unicórnio, que são aquelas que valem $ 1 bilhão. Só em 2018 foram cinco que viraram. Quem sabe em Prudente não conseguimos ajudar uma startup a virar unicórnio?”, pontua, otimista.  

No período da tarde, Ana Cristina avalia o workshop como uma geral sobre metodologias ágeis de desenvolvimento, focado na metodologia Scrum que é “para entregas mais rápidas e executáveis, um sistema para área de informática”. Já o Trello, ela conta que é ferramenta online que consegue fazer o gerenciamento de tarefas e equipes. “Ela funciona como um quadro do Kanban, direto na internet. Por exemplo, é possível trabalhar no mesmo projeto estando em localidades geográficas diferentes”, detalha.

Assim, a facilitadora explica que o workshop foi voltado para quem está iniciando um projeto, desenvolvendo um software ou até mesmo àqueles que já têm um. “Aprender uma ferramenta online a uma metodologia de desenvolvimento auxilia na execução mais prática e ágil de um determinado sistema. O que é um diferencial, pois o participante conseguirá atuar de maneira mais rápida e com melhor qualidade, que é o foco principal de uma entrega, fazê-la com qualidade”, finaliza.

A programação do primeiro dia da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento tem continuidade. A partir das 17h30 tem a entrega da reforma do prédio da Inova Prudente e inauguração do Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação. Haverá ainda a entrega da premiação aos vencedores do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo. No período noturno, às 19h30, a palestra ‘Como e por que inovar?’, com Lucas Krasucki e Marcos Scaldelai.