Prefeitura repassa mais de 12 milhões para entidades assistenciais que administram escolas

20/02/2019

O prefeito Nelson Roberto Bugalho e a Secretária Municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini e equipe técnica da Seduc receberam na tarde desta quarta-feira (20/02), no Gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, os presidentes de entidades filantrópicas para assinatura do Termo de Colaboração para gestão de 13 escolas de Educação Infantil de Presidente Prudente com atendimento de 2.367 alunos na faixa etária de 0 a 5 anos. 

Além dos diretores das unidades, estiveram presentes os presidentes do Centro Educacional Walter Figueiredo, Sociedade Civil Lar dos Meninos, Associação Civil Beneficiente Creche Anita Ferreira Braga de Oliveira e da Associação Assistencial Adolpho Bezerra de Menezes.

O valor investido pelo município através de subvenção social, com recursos próprios, é de R$ 12.236.500,00.

A parceria entre as entidades filantrópicas e a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente para atendimento da demanda de educação infantil vem desde a década de 1980. Este modelo de gestão compartilhada, caracteriza-se pela gestão administrativa e de recursos humanos a cargo das entidades e a gestão pedagógica e supervisão de todos os trabalhos realizados nas escolas, permanecem sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação.  “Desse modo, garantimos que todas as diretrizes da educação municipal sejam trabalhadas nestas unidades escolares, mantendo a qualidade de ensino”, afirmou Pelegrini.

Representando as entidades, o presidente da Creche Anita, Joel Turino afirmou que a assinatura do Termo é uma causa que outros prefeitos não abraçaram. “Tivemos sim, algumas dificuldades no passado e por isso é grande o contentamento neste momento. Estamos preparando cidadãos dignos para melhorarem este mundo. Esse investimento será muito bem empregado, podem ter certeza”.

Finalizando as falas, o prefeito Bugalho disse aos presentes que esse tipo de compartilhamento de gestão da educação é o que está sendo recomendado para resolver os problemas com teto de folha de pagamento em todo o Estado. “Esperamos continuar o sucesso de nossa gestão compartilhada. Que a parceria firmada agora seja duradoura e sem contratempos para que juntos possamos superar as dificuldades e chegar um ponto de ajuste e de equilíbrio, que é nossa vontade”, encerrou.