Prefeitura realiza manutenção de estradas rurais e contribui para preservação do meio ambiente

04/04/2019

 

 

O governo de Presidente Prudente promove a manutenção de estradas rurais por meio de Projeto executado pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. Com as obras, milhares de toneladas de terra deixam de assorear os córregos e nascentes das áreas rurais, e assim o trabalho contribui para a preservação do meio ambiente.

 Atualmente está em fase de execução um trecho crítico de um quilômetro da estrada rural municipal do Bairro Timburi. Estão sendo realizadas melhorias de plataforma, com quebra de barranco e elevação do leito da estrada, construção de lombadas e bigodes (dispositivo para contenção da água da chuva), controle de erosão das propriedades lindeiras (situadas às margens da estrada).

A estrada municipal rural do Bairro Timburi é muito usada pelos produtores rurais da região, que durante todo o ano recebem insumos agrícolas, escoam a produção agropecuária, e ainda por onde circulam diariamente ambulâncias, veículos escolares, veículos dos produtores e moradores da região. A obra beneficia cerca de 30 famílias de produtores da região.

Segundo o secretário municipal de obras, Rodnei Rena Rodrigues, a fase final da obra será a incorporação de entulhos de restos da construção civil triturados.

“Vamos depois recomendar o plantio em semeadura para prática de vegetação por conta dos produtores rurais com áreas que margeiam a estrada”, afirma.

A coordenadora de agricultura da Sedepp- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Liliane Maciel, explica que o apoio para a melhoria da infraestrutura municipal contribui diretamente para o fortalecimento das cadeias produtivas existentes no município, tais como: pecuária leiteira, pecuária de corte, batata doce, olericultura e cana de açúcar, viabilizando a execução de melhorias da infraestrutura viária rural, e consequentemente a melhoria das condições de acesso físico dos produtores rurais ao mercado.

 Segundo o produtor rural Sebastião Justino, proprietário do Sítio Nossa Senhora Aparecida, que desde 1982 mora no bairro rural, onde cria gado para recria, as obras de adequação da estrada atendem a uma reivindicação antiga dos produtores rurais.  “ Está ficando muito bom, muito bonito, eles quebraram aquele barranco enorme que formava atoleiro quando chovia, agora sim, a gente vai resolver  o nosso  problema”, disse.

Outra forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, é por meio do o  Programa de Patrulha Agrícola, pelo qual o município que disponibiliza os serviços de máquinas e implementos para pequenos e médios produtores que não disponibilizam de maquinários em suas propriedades.

São realizados serviços de roçagem, tombamento, gradeação, e também conservação de solo, como, curvas de nível e bacias de contenção de águas pluviais. Esses serviços são oferecidos pela Sedepp por meio da Coordenadoria de Agricultura e Abastecimento. Vale destacar que a Sedepp possui cerca de 1100 produtores cadastrados no município para a utilização dos maquinários.

Para solicitar os serviços é necessário se cadastrar na Sedepp e fazer a solicitação. O telefone para outras informações é (18) 3918-4200.