Prefeitura lança Programa de Apoio Pedagógico para alunos com dificuldade de aprendizagem

10/10/2018

 

O Governo de Presidente Prudente realizou nesta quarta-feira (10/10), o lançamento oficial do Programa de Apoio Pedagógico Especializado – PAPE, política pública que tem como objetivo atender através de parcerias, alunos da Rede Municipal que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial.

O evento ocorreu no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, com a presença do prefeito Nelson Bugalho, do vice-prefeito Douglas Kato, da secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, dos vereadores Elza Alves Pereira ‘Elza do Gás’, Adão Batista e Wilian Leite, secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, do secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, do secretário municipal de Esportes, Claudinei Quirino, demais integrantes da equipe técnica do Governo, além de representantes dos parceiros Hospital Regional, drª Elza Utino, e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Regina Gioconda.

O programa será realizado por meio de uma parceria com a Unoeste , através dos cursos de Psicologia, Pós-Graduação e Mestrado em Educação, Faculdade de Fonoaudiologia e Faculdade de Medicina e ainda por meio de Convênio com o HR- Hospital Regional.

“Esse programa é o atendimento de uma demanda antiga, uma vez que os alunos com dificuldades de aprendizado sem diagnóstico não eram atendidos por nenhuma política pública. Dessa forma, estaremos atendendo às prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Plano Municipal de Educação, promovendo a inclusão desses mil alunos que necessitam de uma atenção direcionada para possibilitar a aprendizagem e erradicar a evasão escolar”, afirmou Pelegrini.

Ela explicou ainda que os atendimentos serão realizados por médicos pediatras e médicos residentes em pediatria para a realização de exames e diagnósticos e posteriormente, conforme a necessidade, serão atendidos na Fundação Inova Prudente por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos, além das coordenadoras pedagógicas da Seduc.

“As secretarias municipais de Saúde, Tecnologia e Esporte têm importante papel nesse programa. A Saúde auxiliará no trâmite dos diagnósticos, a Tecnologia com a cessão do espaço para o atendimento na Inova Prudente e o Esporte com aulas de esportes específicos, de acordo com a necessidade da criança”, elencou Pelegrini.

O prefeito Nelson Bugalho afirmou que essa ação de caráter humano evidenciado envolve outras instituições num desejo mútuo de promover inclusão social. “A educação é prioridade desse governo e demanda grandes investimentos, uma vez que temos preocupação com a formação desses alunos para o resgate de sua dignidade”.

Serão atendidos inicialmente alunos das Escolas Municipais Antônio Moreira Lima; E.M. Alayde T. F. Mota;E. M. Catarina M. Artero; E. M. Gisele Dalefi; E. M. Rotariano Antônio Zacharias; E. M Carmem P. Delfim; EM. Padre Emílio Becker e E. M. José Carlos Joao.